Absenteísmo em escritórios: como a limpeza e a desinfecção podem evitá-lo?  

Oleak
06/04/2023
Compartilhe:

Entenda como a limpeza e a desinfecção podem contribuir para quedas no nível de absenteísmo em escritórios.

Absenteísmo em escritórios: como a limpeza e a desinfecção podem evitá-lo?  

Nos escritórios, são realizadas muitas tarefas, além da execução do trabalho em si. Em geral, nestes ambientes, as pessoas consomem alimentos, espirram, tossem, tocam em diversas superfícies e, todas essas ações, vão espalhando e deixando partículas de saliva, suor e outras secreções por todo o espaço. Assim, os colaboradores têm mais chances de ficar doentes e faltar ao trabalho. Nos deparamos, então, com o absenteísmo nos escritórios.

Desse modo, como consequência da falta de cuidado com a limpeza e desinfecção nos ambientes de trabalho, temos a proliferação de microrganismos nocivos à saúde e o prejuízo do bem-estar e da produtividade dos colaboradores. 

Para saber mais sobre o absenteísmo nos escritórios e sobre como as boas práticas podem ajudar a evitá-lo, siga com a leitura deste artigo!

Contaminação pelo simples toque em uma superfície 

Para começar, apresentamos um estudo, divulgado pela CBS News, que mostrou que se um colaborador doente contaminar a maçaneta da porta de entrada de um escritório, é possível que, em poucas horas, metade de todo o escritório também esteja contaminada.

Isso porque a contaminação, ou seja, a transmissão de germes nocivos, pode ocorrer pelo simples toque em uma superfície. Neste caso, a transmissão se dá por contato. Mas há também a transmissão respiratória, que ocorre por meio da aspiração de gotículas (partículas maiores) ou aerossóis (partículas menores) de saliva, suor e outras secreções.  

Diante disso, podemos compreender a importância da limpeza e da desinfecção nos escritórios, não é mesmo? 

Então, o que é preciso fazer para prevenir e reduzir as contaminações nos espaços corporativos?

Alguns pilares são essenciais quando se trata de saúde no ambiente de trabalho:

  1. Adesão à regra de higiene de mãos;
  1. Limpeza e desinfecção de superfícies frequentes;
  1. Boas práticas capazes de evitar o presenteísmo (quando o profissional vai trabalhar, mas não consegue produzir, além de contaminar outras pessoas ao seu redor).

Sem dúvidas, estes pontos simples contribuem e muito para a segurança e a produtividade dos colaboradores.


Como a limpeza e desinfecção de superfícies em escritórios colabora para a economia nas empresas?


Com as práticas de limpeza e desinfecção realizadas de forma adequada nos escritórios, é possível garantir a segurança e a saúde das pessoas, além de evitar prejuízos. 

Isso porque um colaborador ausente custa muito mais para a empresa do que uma simples cadeira vazia. São reuniões adiadas, decisões não tomadas, clientes não atendidos. 

Ou seja, o absenteísmo – a falta de profissionais – no escritório pode influenciar a performance das empresas e afetar seus resultados

Veja, abaixo, alguns dados sobre os impactos do absenteísmo levantados pela pesquisa realizada pelo ADP Research Institute:

  • redução na produtividade em 50% nas médias e 54% das grandes empresas;
  • redução na lucratividade em 30% nas médias e 36% nas grandes empresas;
  • aumentos nos custos operacionais em mais de 28% em médias e grandes empresas.

Este mesmo estudo mostrou que problemas relacionados à saúde são os grandes causadores do absenteísmo no trabalho:

fonte: ADP Research Institute

Nos EUA, estima-se que os empregadores tenham perdas de cerca de USD 260 mil, todos os anos, por causa da saúde de seus funcionários. Desse total, cerca de USD 100 mil estão ligadas, especificamente, ao absenteísmo. Diante desse cenário, os custos do absenteísmo podem atingir 35% da folha de pagamentos de um empregador.

Portanto, tendo em vista que a saúde do colaborador tem uma relação direta com os índices de absenteísmo em um escritório, fica clara a importância de garantir que o ambiente de trabalho seja seguro e livre de contaminações.

Leia mais

Implementação de uma rotina de limpeza eficiente na limpeza de escritórios

Para que a rotina de limpeza implementada em um escritório seja eficiente, é essencial que o responsável se atente a alguns pontos importantes, como: tipos de limpeza existentes (profunda e de conservação), frequência de limpeza e eficácia dos produtos escolhidos.

Tipos de limpeza

Em relação aos tipos de limpeza que devem ser aplicados nos escritórios, temos dois: a limpeza de conservação e a limpeza profunda. Elas devem ser aplicadas conforme a necessidade, sendo que, quando a limpeza de conservação é feita corretamente, a frequência da limpeza pesada pode ser bem reduzida.

Assim, a limpeza de conservação é aquela que remove a sujeira leve das superfícies mais visíveis e ao alcance do agente de limpeza. É o tipo de limpeza ideal para manter o ambiente limpo. Pode ser realizada várias vezes ao dia e pode ser seca e/ou úmida.

Já a limpeza profunda é aquela limpeza de restauração, realizada esporadicamente. Trata-se, portanto, de uma limpeza mais detalhada e minuciosa, que abrange todas as superfícies do ambiente. Geralmente, a limpeza profunda começa seca e depois se encerra com a limpeza úmida ou molhada, dependendo do caso. 

Frequência da limpeza

A frequência de limpeza de um escritório pode variar de acordo com aspectos como: sua localização, tamanho, quantidade de pessoas que o frequentam, etc. Por isso, é importante que cada caso seja avaliado para se definir um cronograma mais assertivo.

Além disso, se considerarmos que a principal razão da limpeza é manter os ambientes livres de agentes tóxicos, alérgenos e germes, que podem prejudicar a saúde das pessoas, a inspeção visual pode não ser a mais adequada, pois esses agressores muitas vezes não são visíveis ao olho nu.

Sendo assim, quando a questão é saúde, o certo é utilizar tecnologia de ponta para garantir que os ambientes estejam limpos e seguros. 

Por isso, a melhor forma de determinar a frequência e os procedimentos corretos de limpeza é por meio da utilização de equipamentos capazes de identificar a presença e a quantidade de sujeira.

Neste sentido, há o monitoramento da limpeza por bioluminescência, que permite saber se os procedimentos e a frequência da limpeza estão adequados. O luminômetro é um equipamento que mede a quantidade de ATP (adenosina trifosfato) na superfície. A presença de ATP indica que há ou houve germes no local e, portanto, é preciso limpá-lo. 

Outra forma de monitorar a qualidade da limpeza é por meio da contagem de UFCs (unidades formadoras de colônias) na superfície. Esse é um processo mais complexo e demorado, que mede a quantidade de germes vivos e ativos na superfície. 

Eficácia de produtos

Para atender a demanda de limpeza e desinfecção em escritórios e, assim, garantir saúde física e financeira nos ambientes de trabalho, a Oleak oferece o Programa Oleak de Combate à Proliferação de Germes. 

Nossa iniciativa leva os melhores protocolos e produtos de higiene e limpeza para escritórios e a implementação do programa é capaz de reduzir em até 40% o absenteísmo, gerando economia significativa para sua empresa.

Para dar conta de atender as necessidades de limpeza e desinfecção dessas superfícies, é necessário dispor de produtos de fácil aplicação, que possam compor tanto uma limpeza de manutenção quanto uma limpeza pesada, e que sejam concentrados e eficientes. 

Assim, para a limpeza e desinfecção de escritórios, preparamos uma cesta completa de produtos de alto rendimento e versatilidade, capazes de atender todas as demandas que podem existir nestes ambientes. A cesta conta, ainda, com produtos para a higiene de mãos, que tratam e protegem a pele. Ela garante, portanto, muito mais saúde e segurança para o dia a dia.

Confira nossa seleção:

Agora que você sabe da relação entre limpeza, desinfecção e absenteísmo nos escritórios, conte com as estratégias e produtos da Oleak para garantir a saúde e a presença dos colaboradores. 

Até o próximo! 🙂

Referências:


https://soclean.co.uk/news/11-tips-cleaner-office/

https://www.mollymaid.com/cleaning-tips/office/

https://www.cbsnews.com/news/one-germy-doorknob-can-infect-half-your-office-within-hours/

https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/files/ssaude/pdf/icip-inf-relacionadas-serv-saude-precaucoes.pdf

https://guairaclean.com.br/dicas-escritorio-livre-contaminacoes/

    Receba nossa newsletter

    Leia também