Oleak: como e por que cumprimos nossa missão de levar saúde e bem-estar a ambientes profissionais?

Higiene e Limpeza Profissionais

Saiba por que a limpeza está diretamente relacionada à vida, à saúde e ao bem-estar nos mais diversos ambientes e como a Oleak leva esses benefícios a diferentes públicos.

Para a Oleak, falar sobre limpeza é mais do que falar sobre a remoção de alguma sujeira aparente ou manter um espaço limpo. Trata-se de acessar uma camada mais profunda das operações, que inclui comportamentos, escolhas e atitudes conscientes sobre saúde e bem-estar em espaços compartilhados e profissionais. 

Diante da nova realidade sanitária imposta pela pandemia global da Covid-19 e das novas formas de se viver, de consumir e de se relacionar, a limpeza, que para nós já era prioridade, passou a ter uma importância muito maior dentro do cotidiano de toda a sociedade. 

Hoje, mais do que nunca, um ambiente limpo está diretamente relacionado ao cuidado, à segurança e à proteção das pessoas que habitam ou frequentam aquele lugar. Assim, a Oleak, com sua missão de levar saúde e bem-estar aos ambientes coletivos, dispõe de produtos, acessórios e programas de limpeza profissionais que oferecem qualidade, eficácia e segurança. 

Para saber mais, continue a leitura e veja a importância da higiene ambiental para o bom funcionamento e conforto das pessoas nos mais variados espaços.  

Higiene e alimentação: restaurantes brilhantes e saudáveis 

Alimentação e higiene andam de mãos dadas. Não há como garantir um alimento saudável sem pensar na limpeza durante todo processo de produção, manipulação e preparo.

Para isso, existem as Boas Práticas de Manipulação de Alimentos (BPMA), que são um conjunto de atitudes e cuidados fundamentais para garantir a higiene básica ao longo da cadeia produtiva dos alimentos. 

As diretrizes são obrigatórias por lei e todos os estabelecimentos do setor alimentício no país que produzem e comercializam devem estar de acordo com as normas e seguir os protocolos exigidos para poderem funcionar. 

Vale destacar que, com a pandemia da Covid-19, o comportamento das pessoas em relação ao consumo de alimentos mudou. Se antes o sabor dos pratos era crucial para a escolha do restaurante, por exemplo, hoje o fator higiene e limpeza do ambiente e a segurança sanitária aparecem como prioridade no momento de decidir onde comer. 

A afirmação vem de uma pesquisa realizada pela consultoria de serviços de alimentação Galunion, junto com o Instituto Qualibest, feita em abril do ano passado. Foram ouvidos pouco mais de mil consumidores das classes A, B e C, com 83% da amostra em isolamento social.

O resultado foi que a preocupação com limpeza e higiene é citada por 78% das pessoas ouvidas e aparece em primeiro lugar, seguida pelo preço justo, citado por 51% dos entrevistados. Somente em terceiro lugar aparece o fator sabor dos alimentos, indicado por 43% dos participantes.  

Por isso, é de extrema importância que o proprietário de um restaurante esteja consciente e seja capaz de compreender que a preocupação em manter o estabelecimento limpo e higienizado não será somente positiva para imagem do lugar, como também garantirá que mais pessoas optem por fazer a refeição ali.

Caso a limpeza e a higiene não sejam prioridades ali, além de comprometer a imagem do restaurante e espantar possíveis clientes, o estabelecimento se coloca como um ambiente de alto risco, que pode causar danos à saúde dos frequentadores. 

É preciso pensar na limpeza e na higiene de um restaurante, lanchonete, bar, cantina, etc, como partes de uma experiência completa de conforto, bem-estar, saúde e segurança de quem ali frequenta.

Escolas: higiene é educação e motivação 

O ambiente escolar é outro espaço no qual a limpeza e a higiene extrapolam a simples remoção de sujidades. Somente em um espaço limpo, sadio e de cuidado é possível aprender e apreender o mundo.

É sabido que as doenças que afetam as crianças consomem energia e, consequentemente, reduzem de forma drástica a capacidade de aprendizagem dos pequenos. 

Por isso, para além do conhecimento nas áreas do aprendizado, a educação deve ser também agente de promoção e proteção à saúde, estimulando a criação de estratégias e ações que contribuam para o bem-estar e para a construção de um ambiente sadio em todos os aspectos. 

Assim, uma instituição de ensino higienizada corretamente contará com  alunos mais dispostos, saudáveis e animados para suas descobertas e aprendizados. Além disso, os pais e mães ficaram mais tranquilos e seguros em manter seus filhos e filhas na escola. 

Como reflexo dessa consciência higiênica, certamente novas matrículas vão surgir, pois, como vimos, no mundo em que vivemos hoje, a maior parte das pessoas quer ter a certeza de frequentar espaços que se preocupam com a questão sanitária. 

Escritórios: limpeza para mais saúde e desempenho

Mesas, computadores, bancadas, telefones, cadeiras, estações de trabalho, máquinas de café. Além de dividir o escritório com esses objetos e outros profissionais, as pessoas mal sabem, mas dividem o local também com milhões de micro-organismos que podem ser prejudiciais à saúde. 

Uma pesquisa feita pela Universidade do Arizona descobriu que mais da metade das superfícies que são comumente tocadas em um escritório – como maçanetas, botões de impressoras e copiadoras e a geladeira – podem ser infectadas com um vírus quando uma única pessoa do local está doente. 

O estudo norte-americano revelou ainda que intervenções simples, como lavar as mãos e usar desinfetante ou lenços umedecidos, podem reduzir de forma considerável o risco de infecção dos colaboradores. 

Dessa maneira, quando os responsáveis pela gestão de pessoas se dão conta de que um escritório pode abrigar em média 10 milhões* de germes, é esperado que, como consequência, haja mais atenção e cuidado com as rotinas de higiene e com o uso de produtos de limpeza que, de fato, cumpram o papel de eliminar os micro-organismos.

É preciso destacar que os procedimentos corretos e o uso de produtos profissionais na higienização dos ambientes corporativos evitam a contaminação e a transmissão desenfreada de doenças causadas por vírus e bactérias e que comprometem a disposição, a produtividade e o humor dos colaboradores.

Além disso, ao cuidar do bem-estar e da saúde das pessoas no escritório, cuida-se também da saúde e do bem-estar das famílias que estão em casa. 

Indústrias e oficinas: limpeza da pesada 

Por fim, temos os ambientes que estão mais expostos aos agentes causadores de sujidades, como indústrias mecânicas, postos de serviços, oficinas mecânicas e grandes mercados. 

Estes espaços exigem uma demanda maior de cuidados de limpeza e uma atenção maior aos detalhes, já que uma eventual falta de bons produtos ou do uso de materiais inadequados para remoção podem causar danos sérios à saúde e ao patrimônio material, como os maquinários e ferramentas. 

Retirar graxa, óleo e outros resíduos mais específicos requer uma limpeza mais pesada e com produtos e acessórios que tornam a ação mais prática, menos onerosa e com melhores resultados tanto para o ambiente como para as pessoas que ali trabalham ou frequentam. 

Para um bom gestor, é imprescindível garantir que se utilize somente produtos de qualidade comprovada, que sejam aplicados procedimentos corretos e que os profissionais da limpeza sejam bem treinados e tenham propriedade sobre a importância da atividade para as pessoas e para o negócio.       

A Oleak como solução para higiene e bem-estar 

Como dissemos no início deste texto, para a Oleak, limpeza e higiene significam muito mais do que remover resíduos. E, por isso, somos muito mais do que um fabricante de produtos químicos para higiene e limpeza. 

A Oleak vive seu propósito de levar mais vida, saúde e bem-estar às pessoas e de gerar impactos positivos no dia a dia delas com boas soluções em limpeza e higienização de ambientes coletivos e profissionais. 

Acreditamos, assim como a ciência, que lugares bem cuidados e limpos corretamente têm o poder de melhorar a auto-estima e de promover a saúde física e mental de quem frequenta, além de despertar para uma consciência de responsabilidade social e ambiental em prol do bem comum. 

Para saber mais sobre a Oleak, seus produtos, acessórios e programas de limpeza profissionais, acesse nosso site!

Fontes: 

Sebrae

Exame  

MEC

*C.P. Gerba. Germs in the Workplace. Observational study, University of Arizona

Leia também