Higiene das mãos: proteção e segurança no combate às infecções

Oleak
09/12/2021
Compartilhe:

Conheça a linha Opticare pensada especialmente para a higiene de mãos dentro de ambientes de assistência à saúde, de acordo com as necessidades e demandas específicas deste segmento.

Higiene das mãos: proteção e segurança no combate às infecções

Lavar as mãos é uma atitude responsável e uma postura de cuidado perante a própria vida e a vida das outras pessoas. Quando se trata de um ambiente hospitalar, com alta circulação de agentes infecciosos e de pessoas com a saúde debilitada, a higiene das mãos torna-se ainda mais vital. Isso porque as mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada ao paciente. Diante disso, interromper o ciclo é fundamental para prevenir surtos e a forma mais eficaz acontece pela higienização correta das mãos.

Lavar as mãos é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que inclusive, declarou 2021 como o “Ano Internacional dos Trabalhadores de Saúde e Cuidadores”, com o objetivo de proteger os profissionais essenciais no atendimento à saúde. As evidências mostram que as práticas adequadas de higienização das mãos são capazes de reduzir significativamente as infecções durante a atenção ao paciente. 

Portanto, é fundamental ressaltar a importância da higiene das mãos e envolver os diferentes profissionais de saúde, além de pacientes, familiares e a sociedade como um todo na prática e na consciência de um gesto tão simples, mas tão vital.

Para falar sobre como realizar a limpeza das mãos de forma correta nos espaços de saúde e com quais produtos contar, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura! 

Higiene das mãos e infecções hospitalares: qual a relação?

Para começar, é importante saber que as infecções adquiridas na área de saúde são um problema de saúde pública em todo o mundo e afetam milhões de pacientes e profissionais. De acordo com a OMS, são quase 9 milhões de casos registrados todos os anos apenas na Europa.

Ainda segundo a organização, metade poderia ser evitada com a implementação de práticas e programas eficazes, nas quais estão inseridas estratégias de melhoria da higienização das mãos. Por meio dessas estratégias, poderiam ser prevenidas três em cada quatro mortes relacionadas à resistência antimicrobiana que acontecem em instituições de saúde.

A higienização das mãos é a forma mais simples para prevenir a propagação das infecções relacionadas aos ambientes de assistência à saúde. Por meio dessa atitude, é possível remover as sujidades, o suor, a oleosidade, as células descamativas e da microbiota da pele, interrompendo, assim, as infecções veiculadas ao contato, causadas pelas transmissões cruzadas.

Como dissemos acima, os números de infecções hospitalares podem ser reduzidos com a simples prática de higienização das mãos com água e sabão e álcool a 70%. No entanto, é preciso que haja conscientização de todos os profissionais que trabalham em serviços de saúde, que mantêm contato direto ou indireto com os pacientes, que atuam na manipulação de medicamentos, alimentos e material estéril ou contaminado, além dos visitantes e acompanhantes.

Trata-se de uma força tarefa que precisa contar com as mãos de todas as pessoas envolvidas no cuidado e no contato com o paciente. Trata-se de uma atitude individual que repercute no coletivo. 

Higienização das mãos: quais os melhores produtos para as áreas de assistência à saúde?

Bem, como vimos até aqui, mãos limpas e devidamente higienizadas significam condições fundamentais para que os profissionais de saúde e as pessoas em geral realizem suas atividades em segurança no dia a dia, certo?

No entanto, como a frequência de utilização de produtos para higiene de mãos nos ambientes de saúde é muito maior que em outros ambientes profissionais, existe a necessidade de um produto diferenciado para atender às exigências, sem causar danos à pele.

Pensando nisso, a Oleak tem sua linha Opticare, especialmente desenvolvida para os profissionais da saúde e de outras áreas críticas. O produto, além de limpar e higienizar as mãos, tem como objetivo principal preservar e manter saudável as mãos dos usuários, proporcionando o bem-estar durante e após um dia intenso de trabalho.

A linha Opticare oferece produtos de ótima qualidade que incluem diferenciais como: cuidado extremo em sua fórmula e ingredientes selecionados com rigor, de altíssima pureza e quantidades ajustadas, de acordo com a dosagem e a frequência de uso dos produtos nos espaços profissionais e ambientes da saúde.

Toda a linha é livre de fragrâncias e corantes e quaisquer outros ingredientes que não sejam necessários ou não tragam algum benefício à pele. Emolientes especiais e algumas vitaminas fazem parte da composição com a finalidade de promover efeito terapêutico, acelerando a regeneração celular e a produção de aminoácidos, perdidos quando se lava as mãos com frequência.

Quais os produtos da linha Opticare?

Trata-se de um sabonete em espuma enriquecido com aditivos que conferem propriedades antioxidantes e estimulam a regeneração celular. Assim, é capaz de manter a pele íntegra e saudável. 

É formulado com tensoativos hipoalergênicos, que proporcionam uma limpeza eficiente e deixam as mãos macias com toque suave. Certificação comprovada em teste de compatibilidade dérmica e sensibilização em humanos.

É um produto destinado para assepsia das mãos que ficam com a pele hidratada e saudável. Além disso, ele estimula a produção de aminoácidos e outros componentes fundamentais para manter a pele bem condicionada. 

Possui atividade germicida comprovada com ação bactericida, virucida e fungicida e elimina 99,99% dos microrganismos com tempo de contato de apenas 10 segundos. Certificação comprovada em teste de compatibilidade dérmica e sensibilização em humanos.

Foi elaborado especificamente para realização segura e eficaz da assepsia pré-cirúrgica das mãos e antebraços. Promove rápida ação e eficácia. Possui atividade germicida comprovada com ação bactericida, virucida e fungicida e elimina 99,99% dos microrganismos com tempo de contato de apenas 15 segundos. 

Seu principal diferencial está no efeito residual prolongado que elimina 99,99% dos microrganismos com ação de até 12 horas, mantendo, assim, o cuidado com a preservação da pele. A sua apresentação em forma de espuma permite que se espalhe com mais facilidade, evitando que escorra ou respingue o produto no chão. Possui atividade germicida comprovada com ação bactericida, virucida e fungicida. Certificação comprovada em teste de compatibilidade dérmica e sensibilização em humanos.

Entre em contato com nosso time Oleak e garanta as melhores soluções para higienização das mãos.

Fontes:

Ministério da Saúde

OMS

    Receba nossa newsletter

    Leia também