A Oleak realizou um estudo com um hospital privado na Cidade de São Paulo, com o objetivo de avaliar se a melhora da qualidade dos produtos oferecidos pode interferir, positivamente, no aumento do consumo de soluções alcoólicas para antissepsia das mãos, um dos indicadores indiretos da adesão dos profissionais de saúde às regras de Higienização das Mãos (HM).
A melhora da qualidade proposta no estudo não se restringe apenas às características técnicas e sensoriais do produto químico em si (solução alcoólica), mas também ao sistema de dosagem e dispensamento empregado que deverá garantir a liberação do produto de forma prática e confiável.
A avaliação da percepção da qualidade dos produtos foi feita comparativamente, através de questionários aplicados junto aos profissionais de saúde, antes e depois da substituição dos produtos padronizados pela instituição na época do estudo pelos produtos da Oleak.
Também foram considerados, os volumes consumidos de solução alcoólica, durante períodos semelhantes, para o produto padronizado em uso na época e para os novos produtos Oleak. O aumento do consumo pode indicar maior frequência de higiene das mãos por parte dos profissionais de saúde.
O presente estudo foi realizado em um hospital de grande porte, em São Paulo, no período de aproximadamente 77 dias (31 de outubro de 2016 a 11 de janeiro de 2017), envolveu o Produto Opticare IHS (Instant Hand Sanitazer) Espuma Hidratante, em bladders PET com 1.450 ml, no seguinte setor: Oncologia (18 leitos) – 19 dosadores
Os profissionais do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH do Hospital escolheram o setor Oncologia devido à alta complexidade dos pacientes e elevado número de oportunidades para a prática de HM, além de ser setor devidamente controlado, permitindo maior acuidade na avaliação dos resultados.
No dia 31/10 foram substituídos os refis de todos os dispensadores instalados na área de estudo, porém, ainda pelo mesmo produto utilizado no Hospital. Cada refil foi pesado e sua massa inicial anotada no próprio refil. A data e a hora da substituição de cada refil também foram anotadas na mesma etiqueta.
Nos dias 07 e 08/11 os profissionais de saúde do setor em estudo preencheram o questionário de percepção de qualidade. No dia 16/11, ou seja, após 16 dias consecutivos de uso, todos os refis foram pesados e o consumo de produto no período foi considerado pela diferença de massa. Os dados foram registrados na planilha de consumo do estudo.
No mesmo dia, foi realizada a troca dos dosadores e a substituição dos refis, sendo que o produto da Oleak foi instalado na Oncologia. O mesmo cuidado foi tomado em relação à anotação da massa e data de instalação de cada refil.
Após 16 dias consecutivos de consumo do novo produto, os profissionais de saúde do setor responderam novos questionários de percepção de qualidade.
A Oleak supriu todos os materiais e recursos extras necessários à realização do estudo, sem qualquer ônus para o hospital.
As pesagens dos refis foram realizadas por profissional qualificado enviado pela Oleak, porém sempre com a supervisão e acompanhamento de, pelo menos, um membro da equipe do SCIH do Hospital.
De igual forma, um profissional da Oleak aplicou os questionários de percepção de qualidade, sempre acompanhado e supervisionado por membros da equipe do SCIH do hospital.
Ficou a cargo da equipe do SCIH do hospital anotar, diariamente, o número de pacientes em tratamento na área em estudo. Essa informação é de extrema importância, uma vez que o consumo de produtos foi expresso na forma de Nr. de Acionamentos por paciente/dia.
Conclusões
Conforme os dados apurados, o Opticare IHS Espuma Hidratante foi julgado superior em termos de qualidade em 100% dos quesitos investigados. Comparando com o produto em uso no Hospital, Opticare IHS espuma Hidratante obteve índice de agradabilidade 40,7% superior.
Também foi observado importante aumento no consumo para o produto objeto do Estudo. O Opticare IHS Espuma Hidratante atingiu 64% de aumento do consumo, alcançando a marca de 43,7 acionamentos por paciente/dia.
Um ponto que merece destaque no estudo foi a percepção de melhora da saúde da pele das mãos dos profissionais de saúde. No questionário inicial aplicado no setor de Oncologia, 25% dos entrevistados relataram algum problema de pele. Esse número caiu para 10% com apenas 16 dias de uso do produto Opticare IHS. Esse resultado já era esperado, tendo em vista que a fórmula do produto foi especialmente desenvolvida para promover rápida regeneração celular e restauração da umidade natural da pele.
Os resultados obtidos sugerem que a qualidade do produto interfere diretamente no aumento do consumo de soluções alcoólicas para higiene das mãos pelos profissionais da saúde, podendo contribuir efetivamente no combate às IRAS. É portanto conveniente, como medida de prevenção às Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, promover a implantação dos produtos que sejam especificamente desenvolvidos para atender às necessidades dos profissionais de saúde, ou seja, que tenham performance adequada para promover e restaurar a saúde da pele dos profissionais, em todas as unidades do hospital.