A higienização nunca foi tão importante para o setor de Food Service

Limpeza em Bares e Restaurantes

Entenda quais os principais problemas relacionados ao descompromisso com as práticas de higienização e desinfecção em cozinhas industriais e saiba como contorná-los.

Bares, restaurantes, padarias e outros estabelecimentos alimentares fazem parte da rotina das pessoas que, todos os dias, realizam suas refeições nos locais ou recebem as encomendas na porta de casa. 

Seja qual for a situação, o manejo dos alimentos e a higienização pessoal e  dos ambientes correspondem a uma parcela muito importante da garantia da segurança para os consumidores. E, com a pandemia, estes aspectos nunca foram tão essenciais.

Neste artigo, vamos entender quais os principais problemas relacionados ao descompromisso com as melhores práticas de higienização e desinfecção, além de conhecer as soluções que podem afastar de vez a preocupação com contaminação e disseminação de agentes prejudiciais à saúde dos clientes bem como o risco de uma má percepção do público. Siga com a gente!

Quais problemas podem surgir com a falta de higienização adequada?

Segundo a FDA (Food and Drug Administration), o setor de Food Service está exposto a três principais riscos no quesito segurança alimentar: tempo e temperatura de cocção; higiene pessoal inadequada; e limpeza e sanitização de equipamentos.

Certamente, o grande problema da ineficiência nesses aspectos são as contaminações que ocorrem, especialmente, no momento do preparo e da manipulação dos alimentos – algo que não deve ser naturalizado, já que cerca de 600 mil pessoas adoecem e 420 mil morrem em decorrência do contágio por vírus, bactérias, parasitas e produtos químicos originado nas refeições. Isto significa que uma em cada dez perdem a vida, de acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). 

Se a preocupação com viroses ou infecções alimentares já existia antes, com a pandemia, o receio em se contaminar com doenças infectocontagiosas, como o novo coronavírus, se intensificou. 

Do pedido ao consumo, diversos alertas circularam para que as pessoas tomassem cuidado com as refeições fora de casa ou aquelas que batem à porta, o que elevou também o nível de exigência dos consumidores. Ambiente limpo e organizado, utensílios embalados, profissionais com higiene e proteção pessoal adequada contribuem para a percepção do público sobre um local ser ou não seguro para se alimentar.

Assim, um outro problema que pode surgir a partir do descuido com a sanitização e a limpeza no segmento de serviços alimentares é a falta de confiança das pessoas: 70% dos clientes não retornam  ao local se observam que não há higiene, conforme dados da FDA. O resultado? A queda do faturamento dos estabelecimentos.

Como os serviços de alimentação podem cuidar da limpeza e higiene?

Felizmente, existem protocolos e iniciativas que podem ajudar restaurantes, padarias, cafés e outros locais que servem ou preparam refeições a cuidarem da segurança dos alimentos e da saúde dos clientes. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabeleceu a resolução RDC 216, a qual tem como objetivo assegurar que tais estabelecimentos sigam padrões de qualidade, desde o armazenamento passando pelo manuseio e higienização, além de processos operacionais. Vale lembrar que atender a esses requisitos é obrigatório.

Entre as ações voltadas à limpeza e à sanitização, é possível implementar o nosso programa de biossegurança que envolve quatro passos fundamentais:

  • Identificação dos focos de proliferação de germes;
  • Instalação de equipamentos e disponibilização de produtos que combatem a proliferação de germes, além dos produtos específicos para cozinha;
  • Treinamento e reeducação dos colaboradores;
  • Monitoramento constante.

Para a efetividade do programa, recomendamos produtos que contam com o reconhecimento de órgãos oficiais e são potentes na remoção de ameaças de microrganismos que podem colocar o bem-estar – e a credibilidade do local – em risco. Confira a seguir! 

Desenvolvido para a profunda higienização de utensílios, superfícies e lixeiras em estabelecimentos em que há  preparo, manipulação ou fabricação de alimentos. É capaz até mesmo de limpar frutas e verduras, combatendo vírus, fungos e bactérias, sem alterar o sabor. Conheça a linha completa aqui.

Pratos, bandejas, panelas, copos, talheres ficam livres de sujeiras e germes com a ação do Best Detergente, pois sua composição de ingredientes concentrados são ideais para condições mais severas das cozinhas profissionais.

Todas as superfícies laváveis podem contar com o elevado poder de limpeza do Garra Oxiativo 4G: pisos, carpetes, laminados, vidros e até mesmo tecidos manchados. 

Extremamente versátil para ser aplicado em praticamente todas as superfícies laváveis, este é um aliado na limpeza e desinfecção. Sua fórmula contém peróxido ativado que facilita a remoção das sujeiras e exige menos esforço físico. 

Foco total em limpeza pesada e desinfecção poderosa. A combinação de hipoclorito de sódio com tensoativos aniônicos e cloro é capaz de combater microrganismos como Salmonella Choleraesius, Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Trycophiton mentagrophytes, além de remover mofos e bolores. Não pode faltar nas cozinhas industriais e transformadores de alimentos.

Composto por álcool etílico 70%, é ideal para a higienização instantânea das mãos, sem a necessidade de enxágue, em locais de assistência à saúde e preparo de alimentos. A ação biocida, contra bactérias e vírus, reduz as chances de contaminação cruzada.

Com agentes hidratantes e emolientes, é indicado para os mais diversos estabelecimentos com tráfego constante de pessoas. Proporciona suavidade, mesmo após várias aplicações.

Assepsia poderosa a partir da ação do princípio ativo PHMB, o qual combate germes e também evita a contaminação cruzada em ambientes como cozinhas, restaurantes e refeitórios.

Com os pedidos de refeição por aplicativos cada vez mais frequentes, criamos a versão indicada especialmente para os entregadores, com uma alça que permite acompanhá-los sem atrapalhar as mãos, facilitando o uso.

Oleak, soluções completas de limpeza para o seu negócio

Cuidar da higienização e sanitização dos estabelecimentos de Food Service é essencial para atestar o compromisso com a qualidade, atrair e fidelizar clientes. Conte com nossas soluções para seu restaurante ou padaria e não abra mão da eficiência e da experiência da Oleak

Leia também