Bares, restaurantes, padarias e outros estabelecimentos alimentares fazem parte da rotina das pessoas que, todos os dias, realizam suas refeições nos locais ou recebem as encomendas na porta de casa.
Seja qual for a situação, o manejo dos alimentos e a higienização pessoal e dos ambientes correspondem a uma parcela muito importante da garantia da segurança para os consumidores. E, com a pandemia, estes aspectos nunca foram tão essenciais.
Neste artigo, vamos entender quais os principais problemas relacionados ao descompromisso com as melhores práticas de higienização e desinfecção no segmento de food service, além de conhecer as soluções que podem afastar de vez a preocupação com contaminação e disseminação de agentes prejudiciais à saúde dos clientes bem como o risco de uma má percepção do público. Siga com a gente!
Quais problemas podem surgir com a falta de higienização adequada?
Segundo a FDA (Food and Drug Administration), o setor de Food Service está exposto a três principais riscos no quesito segurança alimentar: tempo e temperatura de cocção; higiene pessoal inadequada; e limpeza e sanitização de equipamentos.
Certamente, o grande problema da ineficiência nesses aspectos são as contaminações que ocorrem, especialmente, no momento do preparo e da manipulação dos alimentos – algo que não deve ser naturalizado, já que cerca de 600 mil pessoas adoecem e 420 mil morrem em decorrência do contágio por vírus, bactérias, parasitas e produtos químicos originado nas refeições. Isto significa que uma em cada dez perdem a vida, de acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Se a preocupação com viroses ou infecções alimentares já existia antes, com a pandemia, o receio em se contaminar com doenças infectocontagiosas, como o novo coronavírus, se intensificou.
Do pedido ao consumo, diversos alertas circularam para que as pessoas tomassem cuidado com as refeições fora de casa ou aquelas que batem à porta, o que elevou também o nível de exigência dos consumidores. Ambiente limpo e organizado, utensílios embalados, profissionais com higiene e proteção pessoal adequada contribuem para a percepção do público sobre um local ser ou não seguro para se alimentar.
Assim, um outro problema que pode surgir a partir do descuido com a sanitização e a limpeza no segmento de serviços alimentares é a falta de confiança das pessoas: 70% dos clientes não retornam ao local se observam que não há higiene, conforme dados da FDA. O resultado? A queda do faturamento dos estabelecimentos.
Como os serviços de alimentação podem cuidar da limpeza e higiene em segmentos de food service?
Felizmente, existem protocolos e iniciativas que podem ajudar restaurantes, padarias, cafés e outros locais que servem ou preparam refeições a cuidarem da segurança dos alimentos e da saúde dos clientes. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabeleceu a resolução RDC 216, a qual tem como objetivo assegurar que tais estabelecimentos sigam padrões de qualidade, desde o armazenamento passando pelo manuseio e higienização, além de processos operacionais. Vale lembrar que atender a esses requisitos é obrigatório.
Entre as ações voltadas à limpeza e à sanitização, é possível implementar o nosso programa de biossegurança que envolve quatro passos fundamentais:
- Identificação dos focos de proliferação de germes;
- Instalação de equipamentos e disponibilização de produtos que combatem a proliferação de germes, além dos produtos específicos para cozinha;
- Treinamento e reeducação dos colaboradores;
- Monitoramento constante.
Para a efetividade do programa de higienização no segmento de food service, recomendamos produtos que contam com o reconhecimento de órgãos oficiais e são potentes na remoção de ameaças de microrganismos que podem colocar o bem-estar – e a credibilidade do local – em risco. Confira a seguir!
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