Importância de uma limpeza profissional em estabelecimentos hoteleiros

Oleak
04/07/2023
Compartilhe:

A limpeza é um dos principais fatores para um serviço de excelência em hotéis, indo além da aparência. Um ambiente limpo, desinfetado e seguro é essencial para a boa avaliação e fidelização dos clientes. Descubra a importância da limpeza profissional em hotéis e pousadas neste artigo.

Importância de uma limpeza profissional em estabelecimentos hoteleiros

A hotelaria deve ser pensada com o objetivo de oferecer conforto, bem-estar e atender às demandas dos viajantes. Para isso, seja em viagens a lazer ou a negócios, um ambiente limpo e organizado é fundamental para que o hóspede possa desfrutar de uma estadia agradável. Dessa forma, a limpeza está entre os principais fatores para um serviço de excelência em estabelecimentos hoteleiros. Muito além do visual, a garantia de um ambiente limpo, desinfetado, sem sinais de antigos hóspedes e, principalmente, seguro é essencial para a boa avaliação e fidelização de um cliente. Pensando na importância da limpeza profissional em hotéis e pousadas, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura! 

Presença de microrganismos prejudiciais à saúde em estabelecimentos hoteleiros 

Para começar, vamos entender um pouco sobre a presença de agentes infecciosos em hotéis e pousadas. Um estudo, feito na Universidade de Houston, nos Estados Unidos, examinou superfícies em quartos de hotel em três estados: Texas, Indiana e Carolina do Sul. E os resultados não foram nada agradáveis para quem espera chegar, depois de uma viagem, num ambiente aconchegante e acolhedor.

Durante o estudo americano, os pesquisadores encontraram bactérias e coliformes fecais em diversas superfícies, e não somente naquelas mais óbvias, como vaso sanitário e pia. Veja a seguir algumas áreas identificadas como as mais contaminadas:

  • controle remoto de TV
  • controle de ar-condicionado
  • interruptor
  • telefone
  • escrivaninha
  • minibar

No entanto, ainda que os resultados chamem atenção, a presença destes microrganismos nas superfícies poderia ser facilmente evitada se bons produtos de limpeza fossem utilizados e se os protocolos corretos fossem colocados em prática. 

Sendo assim, confira na sequência algumas das vantagens de promover uma limpeza profissional em estabelecimentos hoteleiros. 


A importância da limpeza profissional para saúde dos hóspedes e uma melhor avaliação da hospedagem


Como falamos no início, uma limpeza correta e bem feita é crucial para o sucesso de um estabelecimento de hospedagem, pois repercute diretamente na satisfação dos hóspedes e nas avaliações online.

Neste sentido, a importância da limpeza foi notória em um estudo realizado entre os meses de Novembro de 2020 e Julho de 2021, pela TrustYou. O levantamento mostrou que, em um conjunto de dados de 14 milhões de avaliações em inglês, 25,5% delas mencionaram a palavra “limpo” ou “limpeza”. Ou seja, um em cada quatro comentários fazia referência à higiene do espaço. 

Dessa maneira, uma limpeza bem feita minimiza a hipótese da existência de insetos, odores desagradáveis e outros problemas de higiene que incomodam os hóspedes e que geram insegurança. Estas questões podem afetar os índices de satisfação e de fidelização dos clientes.

Por isso, quando a limpeza adequada não ocorre, a experiência do cliente tende a ser desagradável, resultando em avaliações negativas e comprometendo as estratégias de preço dos hotéis e, por consequência, a sua rentabilidade.

Segundo Theresa Prins, do Revenue Solutions, as avaliações dos estabelecimentos de hospedagem ou a reputação online de um hotel são essenciais para a sua estratégia de preços. As avaliações influenciam as decisões dos clientes de fazer a reservar ou não, além de influenciarem também no valor percebido pelos clientes em relação ao serviço oferecido. 

Portanto, como podemos ver, a limpeza é um ponto crucial e um diferencial quando se trata de hospedagem, já que há uma gama de possibilidades e o cliente tem à disposição diversas opções de estadia.

Leia mais

Limpeza profissional e redução dos riscos de contaminação

Para finalizar, hotéis e pousadas que optam por uma limpeza profissional e criteriosa oferecem muito mais segurança aos seus clientes e colaboradores. 

Assim, produtos profissionais e protocolos adequados garantem a eliminação de microrganismos nocivos, além de serem mais seguros ao meio ambiente e terem potencial alergênico reduzido.

Vale destacar ainda que a desinfecção consistente é a melhor forma de defesa contra agentes patogênicos indesejáveis. 

Por isso, compartilhamos aqui algumas das melhores práticas de desinfecção para implementar no seu hotel ou pousada: 

  • Utilizar produtos limpadores e desinfetantes em áreas públicas e banheiros, nas quais os microrganismos nocivos, como o norovírus, por exemplo, são especialmente prevalentes. A prática assegura que os germes não serão espalhados para áreas não contaminadas através de panos de limpeza. 
  • Criar um sistema para deixar separados os lençóis e toalhas sujas das peças de enxoval limpas, para evitar a contaminação cruzada. Complementar a isso, realizar a pré-lavagem de roupa de cama e toalhas de banho antes de executar o ciclo de lavagem normal. 
  • Fornecer lenços umedecidos desinfetantes descartáveis nos quartos para que os hóspedes possam fazer a sua própria limpeza. Muitos viajantes experientes estão conscientes dos riscos sanitários de partilhar espaços com outras pessoas. A iniciativa mostrará proatividade por parte do estabelecimento, deixando que os hóspedes se sintam mais seguros e com controle do seu ambiente. 
  • Pedir ao pessoal da recepção para que tome nota dos hóspedes que aparentam ou mencionam estar doentes no momento do check-in e do check-out. Prestar especial atenção à desinfecção completa de seus quartos. 
  • Banheiros devem conter sabão líquido para as mãos. Os sabonetes em barra criam várias barreiras aos hóspedes – muitos são embrulhados e devem ser abertos para uso -, além de serem mais propensos a contaminações. 
  • Ainda para a higiene de mãos, em salões compartilhados e corredores, devem ser disponibilizados antissépticos instantâneos de boa qualidade que não deixem as mãos pegajosas nem ressecadas.


Cesta recomendada: kit completo para limpeza profissional em hospedagens

Então, para atender às demandas de limpeza e desinfecção, é importante ter em mãos produtos de fácil aplicação que possam compor tanto uma limpeza de manutenção quanto uma limpeza pesada, e que sejam concentrados e eficientes. 

Assim, para uma limpeza adequada em hotéis e pousadas, podem ser necessários os seguintes produtos:

Portanto, agora que você sabe mais sobre a importância da limpeza profissional nos estabelecimentos de hospedagem e da relação com a boa reputação dos hotéis e pousadas perante os hóspedes, conte com as soluções em produtos de limpeza e desinfecção da Oleak!

Até o próximo 🙂

Referências:

MANUAL DE HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA

https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude-e-bem-estar/quais-sao-os-lugares-mais-sujos-de-um-quarto-de-hotel/

https://limpezas24.com/impacto-limpeza-reviews-hoteis/

https://www.travelmath.com/feature/hotel-hygiene-exposed/

https://www.2xlpro.com/clean-insights-blog/a-dirty-hotel-can-give-guests-these-gross-infections/

    Receba nossa newsletter

    Leia também