Limpeza e higiene nos hotéis são garantia de segurança e bem-estar aos hóspedes

Limpeza em Hotéis e Pousadas

Entenda a importância de uma limpeza profissional e eficiente em hotéis e pousadas.

Pandemia e um cenário de insegurança sanitária. Viagens suspensas, canceladas e hotéis fechados. O setor da hotelaria foi um dos que mais sentiu o baque causado pela pandemia do novo coronavírus. Agora, com a retomada das viagens, um ponto-chave para a segurança de hóspedes e colaboradores passa a ocupar um lugar central: a limpeza do ambiente. 

Com o cenário pandêmico, desde 2020, os protocolos de higiene passaram a ser muito mais difundidos, aumentando o grau de exigência por limpeza e sublinhando a associação direta entre higiene e segurança. Diante disso, a Oleak criou o Programa de Limpeza para Hotéis com o objetivo de informar as melhores práticas no cuidado de hóspedes e colaboradores, garantindo, assim, a biossegurança no estabelecimento.

Te convidamos para seguir com a leitura deste artigo e ficar por dentro de informações importantes sobre limpeza e higiene nos hotéis. Vamos lá?

Quartos de hotel e os perigos invisíveis que ele abriga

Para começar, vamos mostrar o que não pode ser visto. Um ambiente aparentemente limpo pode esconder microrganismos prejudiciais à saúde humana. Quando não há uma preocupação real com a limpeza e a higienização, um quarto de hotel pode ser abrigo para milhões de inimigos invisíveis. Veja só:

  • o controle remoto de um quarto de hotel não higienizado corretamente pode conter mais de um milhão de células bacterianas. Para sermos mais exatos, são 1.211.687 unidades formadoras de colônia (UFC). Os dados são da Travelmath trip calculator
  • um estudo apresentado pela Sociedade Americana de Microbiologia mostrou que 81% das superfícies testadas em um quarto de hotel continham bactérias. Interruptores e controles remotos estavam entre os objetos mais contaminados no quarto, enquanto o vaso sanitário e a pia eram as superfícies com maior nível de micróbios nos banheiros. 

Higiene das mãos é ponto de partida

Além dos dados acima que servem de alerta, outro aspecto importante que leva ao aumento considerável de transmissão de microrganismos e, consequentemente, doenças, é a falta de atenção e de prática em relação a uma atitude tão simples para a segurança sanitária: a higiene das mãos. 

Segundo dados da American Society for Microbiology (ASM) and The Soap and Detergent Association (SDA):

  • As pessoas não lavam as mãos na frequência adequada.
  • 80% das doenças são transmitidas pelas mãos.
  • Aproximadamente 1/3 dos homens e 1/4 das mulheres não lavam as mãos após usar o banheiro. 
  • Pessoas doentes contaminam maçanetas, telefones e outras superfícies.
  • Os microrganismos podem permanecer vivos por semanas ou meses nas superfícies.

A importância de uma limpeza profissional e eficiente em seu hotel

Um experimento publicado no jornal Food and Environmental Virology revelou que uma amostra de vírus que foi plantada no banheiro de um hotel acabou sendo passada para três quartos vizinhos, justamente, pela equipe de limpeza. Mas por que isso acontece?

As causas estão relacionadas ao uso de produtos inadequados no combate aos germes e bactérias em conjunto com falta de adesão aos protocolos corretos. Estes são os principais motivos dessa contaminação nos mais diversos ambientes. Por isso, é essencial contar com uma equipe treinada e com insumos de limpeza profissional, de qualidade, seguros e eficazes. 

O que fazer para garantir a segurança dos hóspedes e colaboradores?

Como dissemos no início, temos o Programa da Oleak para Hotéis que organiza, planeja e orienta sobre as boas práticas sanitárias, de acordo com os protocolos mais rigorosos, e oferece soluções em produtos de limpeza e higiene para hotelaria. 

Entre as informações e orientações, estão as seguintes recomendações:

Conhecer a diferença entre limpar e desinfetar

Segundo Kelly Reynolds, especialista em germes e professora na Universidade do Arizona, algumas vezes, o ato de limpar pode até piorar a contaminação, já que a prática incorreta acaba espalhando as bactérias para áreas antes descontaminadas. Por isso, é essencial utilizar produtos bactericidas em razão do alto poder que têm em desinfetar e não apenas limpar as superfícies.

Realizar as quatro etapas para combater a proliferação

  1. Identificação dos focos de proliferação de germes
  2. Instalação de equipamentos e disponibilização de produtos que combatem a proliferação de germes 
  3. Treinamento e reeducação dos colaboradores
  4. Acompanhamento constante dos procedimentos

Buscar por bons produtos

Uma seleção de produtos de alta performance, atestados por órgãos oficiais é peça-chave na prevenção, controle e eliminação dos riscos de contaminação.

Para isso, a Oleak oferece soluções práticas, seguras e ideais, que atendem às necessidades de cuidado dos hotéis. Confira alguns a seguir:

Para a higiene das mãos:

Faz uma limpeza eficiente e suave na pele. Rende cerca de 4.000  higienizações e é recomendado para uso nos banheiros.

Trata-se de um sanitizante alcoólico (álcool etílico 70%) que promove antissepsia instantânea das mãos, sem a necessidade de enxágue. Tem rendimento de 1.200  higienizações e é indicado para áreas comuns e corredores.

Gel alcoólico (álcool etílico 70%) que promove a antissepsia instantânea das mãos, de maneira prática e com fácil acesso. É indicado para venda ou cortesia do hotel para os hóspedes.

Esta é outra opção de sanitizante alcoólico (álcool etílico 70%) que promove antissepsia instantânea das mãos, sem a necessidade de enxágue. É indicado para balcão de check in/out.

Para desinfecção de pisos e banheiros 

Formulado à base de Peróxido de Hidrogênio Ativado, é um potente e versátil limpador e desinfetante. Trata-se de uma solução ecológica, prática, eficaz e germicida. A versão Fácil 4G permite 3 diluições automáticas e o frasco de 2L rende até 200 litros de solução. É indicado para a limpeza e conservação em pisos, banheiros, paredes, divisórias, vidros e demais superfícies.

Para limpeza e desinfecção de superfícies em geral

São panos umedecidos que limpam e desinfetam, em uma única ação e de forma prática, os germes, interrompendo a cadeia de transmissão e tornando as superfícies mais seguras. São indicados para limpeza e desinfecção de superfícies de alto contato e equipamentos em geral.

Quais os benefícios para o hotel com o Programa da Oleak?

Por fim, com a escolha de produtos de qualidade e recomendados e com uma equipe de limpeza treinada, o hotel estará pronto e seguro para proteger seus hóspedes e colaboradores. Além disso, a preocupação do hotel com a higiene será reconhecida e refletirá em uma imagem mais positiva no mercado.  

Em suma, podemos destacar que as vantagens de um programa de limpeza específico para hotelaria são:

  • Redução dos riscos de contaminação
  • Melhora da imagem do estabelecimento
  • Conquista da confiança dos hóspedes e frequentadores
  • Aumento do número de recomendações e novos clientes
  • Maior valor agregado aos serviços e aos produtos. 

Para conhecer mais da Oleak e saber como podemos ser parceiros, seja em produtos ou programas de limpeza, acesse nosso site.  

Esperamos que tenha gostado desse artigo, nos vemos no próximo conteúdo! 🙂 

Leia também