Garantir um ambiente limpo e organizado é necessário para o bom funcionamento de qualquer empresa. Mas, quando falamos em espaços que prestam serviços à saúde – como clínicas e hospitais – assegurar a limpeza, desinfecção e a organização passa a ser algo primordial não só para o seu bom funcionamento, como também para a segurança de profissionais e pacientes.
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o órgão responsável pela criação e fiscalização de protocolos sanitários. Por meio da VISA (Vigilância Sanitária) municipal e/ou estadual, ela busca compreender se os serviços de saúde estão seguindo as exigências sanitárias, com foco na redução de riscos e na promoção de mais saúde e bem-estar.
No artigo de hoje, vamos discutir como a limpeza e a desinfecção de superfícies contribuem para clínicas e consultórios mais seguros e saudáveis. Iremos abordar quais fatores mais causam contaminações e como protocolos e produtos adequados podem combatê-las. Vamos lá?
Limpeza e desinfecção de superfícies
Um programa de higiene ambiental é um dos pontos chave para o sucesso na prevenção e controle de infecções em áreas de assistência à saúde. Isso porque superfícies em clínicas e consultórios podem ser grandes reservatórios de agentes infecciosos, inclusive de microrganismos multirresistentes.
Entre os mais comuns, estão o Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA, methicillin-resistant Staphylococcus aureus) e o Enterococos resistente à vancomicina (VRE, vancomycin-resistant enterococci), que são capazes de sobreviver dias ou até semanas nas superfícies (BOYCE, 2007).
Além dos microrganismos multirresistentes, outros de relevância epidemiológica das infecções relacionadas à assistência à saúde estão ligados à contaminação ambiental como Clostridium difficile, Legionella e Aspergillus.
Para combatê-los, é necessário que sejam implementados, no programa de higiene ambiental, dois processos essenciais: a limpeza e a desinfecção. Vamos relembrar a diferença entre as duas?
A limpeza consiste na remoção das sujidades depositadas em superfícies inanimadas através de meios mecânicos (fricção), físicos (temperatura) ou químicos (saneantes). Já a desinfecção é o processo físico ou químico que destrói microrganismos patogênicos de objetos inanimados e superfícies (Anvisa, 2010).
Segundo Rutala (2004), superfícies limpas e desinfetadas conseguem reduzir em cerca de 99% o número de microrganismos. O estudo ainda salienta que este percentual cai para 80% em superfícies que foram apenas limpas. Portanto, ambos os processos unidos contribuem para clínicas mais saudáveis e seguras.
Fatores que favorecem a contaminação do ambiente
Outro ponto que não podemos esquecer é que um ambiente mal sanitizado, além de favorecer a proliferação de microrganismos, facilita o surgimento indesejável de insetos e roedores.
Dentre os fatores que favorecem a contaminação do ambiente dos serviços de saúde, estão (GARNER, 1996; OLIVEIRA, 2005):
- Mãos dos profissionais de saúde em contato com as superfícies.
- Ausência da utilização de técnicas básicas pelos profissionais de saúde.
- Superfícies úmidas ou molhadas.
- Superfícies empoeiradas.
- Condições precárias de revestimentos.
- Matéria orgânica.
Atenção especial à matéria orgânica. Segundo estudos realizados por Pelczar (1997) e Fernandes (2000), a presença de sujidade, principalmente matéria orgânica de origem humana, pode servir como substrato para a proliferação de microrganismos ou favorecer a presença de vetores, com a possibilidade de transportar passivamente esses agentes.
Sendo assim, toda área com presença de matéria orgânica deverá ser rapidamente limpa e desinfetada, independentemente do segmento de atuação da clínica.
Superfícies em áreas de assistência à saúde
Na estruturação do programa, é importante que todas as superfícies de uma clínica sejam levadas em conta. Veja, abaixo, algumas das que mais necessitam atenção, e foram, em sua maioria, destacadas no Manual de Limpeza e Desinfecção de Superfícies da Anvisa (2020):
- Teto;
- Janelas;
- Paredes;
- Portas e maçanetas;
- Divisórias;
- Mobílias;
- Bancadas;
- Pias;
- Equipamentos de enfermagem;
- Suporte para soro;
- Macas;
- Divãs;
- Balança;
- Computadores;
- Aparelhos de televisão;
- Controles remotos;
- Instalações sanitárias;
- Grades de aparelho de condicionador de ar;
- Ventilador;
- Exaustor;
- Luminárias;
- Bebedouro;
- Aparelho telefônico;
- Piso.
Para nortear a limpeza de cada uma, existem os chamados POPs (Procedimentos Operacionais Padrão), documentos descritivos que mostram, detalhadamente, qual a ordem e o processo correto a ser implementado e apresentam EPIs, EPCs, equipamentos e produtos necessários.
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Produtos de limpeza e desinfecção para clínicas e consultórios
Para atender aos protocolos sanitários, a Oleak oferece uma linha de produtos específicos para a limpeza e desinfecção de artigos e superfícies em áreas de assistência à saúde. Conheça abaixo:
Optigerm® Pronto-uso
Optigerm® Pronto-uso é um desinfetante hospitalar não oxidante, de amplo espectro e rápida ação, indicado para superfícies fixas e artigos não críticos. Desenvolvido para instituições que oferecem assistência à saúde, com máxima excelência, e também para locais que oferecem maior risco aos pacientes e profissionais de saúde, o produto reúne praticidade e segurança em uma única operação.
Proporciona efeito residual prolongado, o que oferece uma camada a mais de proteção, ao manter as superfícies livres de germes por mais tempo. Eficaz na presença de matéria orgânica, podendo executar simultaneamente as funções de limpeza e desinfecção. Possui um amplo espectro de ação, eliminando bactérias Gram-positivas, Gram-negativas, micobactérias, esporos bacterianos, vírus e fungos.
Como exemplos de superfícies que podem ser limpas com Optigerm Pronto-uso, temos: divãs; macas; poltronas; cadeiras; cadeiras de rodas; suportes de soro; mesas auxiliares; balcões; armários; brinquedos; mantas térmicas e equipamentos (incluindo monitores touch screen).
Optigerm® OxiKill
Optigerm® OxiKill tem como princípio ativo a mistura sinergética de agentes biocidas de diferentes naturezas químicas, que agem por dois mecanismos distintos: oxidação e desnaturação da membrana proteica. Essa sinergia potencializa o poder biocida e facilita a remoção da sujeira, reduzindo a necessidade de ação mecânica abrasiva. O produto apresenta eficácia comprovada na presença de matéria orgânica e pode executar as funções de limpeza, alvejamento e desinfecção em uma única operação.
É indicado na limpeza e desinfecção de artigos não críticos, como esfigmomanômetro, oxímetro de pulso, termômetro de uso axilar ou infravermelho. Já como exemplos de superfícies em que pode ser aplicado, temos: macas; poltronas; cadeiras; cadeiras de rodas; coxins (itens para dar apoio e conforto às articulações); manta térmica; mesas auxiliares; balcões; armários; brinquedos; itens para utilização em tratamentos de reabilitação (bola, máscara facial reutilizável, faixas elásticas, entre outros).
Opticlean®
Opticlean® é um detergente neutro especialmente desenvolvido para a pré-lavagem de artigos cirúrgicos – pinças, afastadores, lâminas de bisturi, cânulas, etc., logo após as cirurgias, antes de serem submetidos à limpeza com detergentes enzimáticos. Ele remove o excesso de matéria orgânica, impede a formação de biofilme e preserva a integridade do artigo.
Indicado também para limpeza de superfícies diversas, como móveis, utensílios e outros itens laváveis encontrados nos hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e demais locais de auxílio à saúde. Pode ser usado com segurança em inox, PVC, acrílico, polietileno, vidro, porcelana e outras superfícies laváveis.
O produto conta com uma mistura de tensoativos especialmente formulada para remover, com facilidade, sujeiras lipídicas e proteicas, normalmente encontradas no ambiente hospitalar. Exemplos de superfícies em que pode ser aplicado: macas; poltronas; cadeiras; cadeiras de rodas; coxins (itens para dar apoio e conforto às articulações); mesas auxiliares; balcões; armários; brinquedos; itens para utilização em tratamentos de reabilitação (bola, máscara facial reutilizável, faixas elásticas, entre outros).
Então, agora que você sabe da importância da limpeza em clínicas, para segurança e bem-estar de profissionais e pacientes, conte com a Oleak e os produtos específicos para cumprir com os protocolos sanitários e garantir mais saúde para todos!
Nos próximos conteúdos, vamos compartilhar mais informações sobre limpeza e desinfecção em ambientes de auxílio à saúde. Fique ligado!
Até mais 🙂
Referências:
APECIH – Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar. Monografia: Limpeza, Desinfecção de Artigos e Áreas Hospitalares e Anti-sepsia. São Paulo, 2004.
Boyce, J.M. Environmental contamination makes an important contribution to hospital infection. J Hosp Infect, v. 65, p.50-54, 2007.
HINRICHSEN, S.L. et al. Limpeza Hospitalar: Importância no Controle de Infecções. In: HINRICHSEN, S.L. Biossegurança e Controle de Infecções. Risco Sanitário Hospitalar. Rio de Janeiro: Medsi, 2004, p. 175-203.
PELCZAR, M.J. et al. Microbiologia, conceitos e aplicações. São Paulo.
GARNER, J.S. The hospital infection control practices advisory committee. Guideline for isolation precautions in hospital. Infect. Control Hosp. Epidemiol., v.17, p. 54-80, 1996.
American National Standard Association for the advancement of medical Instrumentation – ANSI/AAMI. ST 79: 2006. Disponível em: http://marketplace.aami.org/eseries/scriptcontent/docs/Preview%20Files%5CST790607-preview.pdf. Acesso em:12 de fevereiro de 2023.
RUTALA, W.A.; WERBER, D.J. The benefits of surface disinfection. American Journal Infection Control, v.32, p. 226-231, 2004.