Limpeza pós-obra: casos especiais

Oleak
11/10/2022
Compartilhe:

Saiba como remover pó de gesso, pó de tijolo, manchas em pisos de madeira em um limpeza pós-obra.

Limpeza pós-obra: casos especiais

Já sabemos que a limpeza pós-obra não é uma tarefa simples. Ela demanda materiais, produtos e acessórios específicos, além de ser dividida em etapas para garantir que tudo saia nos conformes.  Mas há ainda, dentro da limpeza pós-obra, situações especiais compostas por sujidades que não são encontradas em uma limpeza quotidiana. 

É sobre estes casos em ambientes recém-construídos ou reformados que vamos falar no artigo de hoje. Então, se você quer saber como remover pó de gesso, pó de tijolo, manchas em pisos de madeira, acompanhe a leitura! 

Casos especiais de limpeza pós-obra

Como limpar pó ou incrustações de gesso, cimento e argamassa?

Pó e incrustações de gesso, cimento ou argamassa oferecem seus próprios desafios para procedimentos de limpeza. Se você molhar demais esse pó, há o risco de formar reboco e manchar ou danificar as superfícies. Por isso, caso você suspeite da presença de gesso na sujeira que está tentando remover, nossa recomendação é que siga estas dicas para minimizar o risco de danos.

  • aplique a solução sobre a área, utilizando o acessório adequado (mop água para piso; esponja não abrasiva para revestimentos verticais);
  • deixe a solução agir por 3 minutos, mantendo a área totalmente coberta pela solução. Se necessário, esfregue a superfície utilizando a fibra com abrasividade adequada, para não danificar a superfície (consulte o fabricante da fibra).
  • descarte a solução suja com rodo ou recolha com mop água;
  • neutralize a acidez da superfície, enxaguando com uma solução de Limpador Geral Garra, diluído a 1:20;
  • faça o acabamento com uso de mop água levemente úmido com água limpa.

Vale destacar que, dependendo da quantidade de sujeira ou do nível de impregnação, poderá ser necessário repetir o procedimento.

MUITO IMPORTANTE: realize o teste de compatibilidade da superfície utilizando o procedimento descrito acima antes de iniciar a limpeza. 

Como fazer a limpeza de pó de tijolo?

A poeira de tijolos tende a ser mais pesada do que outros tipos de poeiras, dificultando, assim, a limpeza. Por isso, para começar, use o bocal em um aspirador potente para aspirar o máximo de poeira e detritos que puder. Tenha cuidado para não pressionar com muita força ao limpar o pó, pois o atrito pode causar arranhões em pisos moles e superfícies mais macias.

Como remover manchas em pisos de madeira?

Vamos agora à limpeza da madeira, um tipo de piso sensível e que deve ser tratado com muito cuidado. Sendo assim, a primeira coisa a fazer é verificar se a madeira está selada ou impermeabilizada.

Caso seja um piso de madeira bruta (sem acabamento), evite utilizar produtos químicos à base d’água. Remova, então, a mancha utilizando um solvente mineral tipo aguarrás ou thinner, aplicando com o uso de um pano branco e limpo, em movimentos circulares radiais, indo das extremidades até o centro da mancha.

Caso a madeira esteja impermeabilizada, jamais utilize solventes como álcool, aguarrás ou thinner. Neste caso, deve-se usar o Limpador Geral Garra Oxiativo Pronto Uso, aplicando com o auxílio de um pano banco e limpo, em movimentos circulares radiais, indo das extremidades até o centro da mancha.

A limpeza de manutenção de pisos de madeira impermeabilizada pode ser feita com solução de Limpador Geral Garra Oxiativo, diluído na proporção de 1:100 em água limpa. Aplique com mop levemente úmido e deixe secar naturalmente.

Como fazer a limpeza de pisos e outras superfícies de mármore?

No caso de superfícies de mármore, especialmente se forem brilhantes, nunca use limpadores ácidos ou alcalinos. Esses produtos podem retirar o brilho da pedra, exigindo novo polimento. 

Desse modo, para limpeza e proteção:

  • aplique a solução com mop água, deixe a solução agir por alguns minutos, se necessário ative a solução com fibra NÃO ABRASIVA e suporte LT ou lavadora rotativa de pisos e recolha a solução suja;
  • depois, deixe secar naturalmente. 

A limpeza leve de manutenção pode ser feita com mop úmido, utilizando a mesma solução descrita acima.

Como fazer a limpeza de pisos e outras superfícies de granito?

Granitos são mais duros e mais resistentes do que o mármore, por isso, aceitam limpeza com soluções fracas de limpadores ácidos. 

Então, para a remoção de resíduos de cimento e rejuntes:

  • aplique com  mop água e deixe agir por alguns minutos;
  • caso necessário, aplique a ativação mecânica com fibra NÃO ABRASIVA e recolha a solução suja;
  • enxágue com solução de Limpador Geral Garra, diluído à 1:100, recolha a solução e deixe secar naturalmente.

Como fazer a limpeza de carpetes?

O ideal é que a limpeza de pós-obra de pisos revestidos com carpetes seja feita com um equipamento especial, chamado lavadora extratora. O equipamento injeta a solução de limpeza aquecida e sob alta pressão. 

Em seguida, abre as fibras com uma escova batedora, que gira na posição horizontal e, imediatamente após, aspira a solução suja através de um aspirador de líquidos superpotente. Essa limpeza só pode ser feita por um profissional especializado.

Caso você prefira fazer a limpeza, é preciso seguir os seguintes passos: 

  • aspire muito bem, de preferência com um aspirador potente, equipado com filtro HEPA;
  • remova as manchas utilizando Tenside Spotter Removedor puro, aplicando com um pano branco e limpo, umedecido com o produto, em movimentos circulares radiais, indo das extremidades até o centro da mancha;
  • repita a operação até remover completamente a mancha.

Após a remoção das manchas, caso haja linhas de tráfego, faça um pré-tratamento pulverizando levemente (sem molhar muito o carpete) com uma solução de Tenside Spotter diluída a 1:10. 

Depois, aplique Tenside Spotter, diluído de 1:50 a 1:100, utilizando almofada de bonnet e lavadora rotativa. Umedeça o bonnet na solução de limpeza, esprema no balde espremedor ou torça até que não pingue mais e aplique com a máquina, virando a almofada de bonnet quando esta se apresentar suja. Lave bem o bonnet quando os dois lados estiverem sujos e continue a operação.

Por fim, “penteie” as fibras com vassoura ou escova de cerdas macias para dar acabamento e aguarde secar muito bem antes de liberar a área ao tráfego de pessoas.

Como limpar a massa corrida?

A massa corrida é uma substância usada para preencher pequenos buracos, rachaduras e defeitos superficiais em paredes de alvenaria e drywall. Sua natureza versátil a faz popular entre os profissionais de bricolage e empreiteiros e, desse modo, a limpeza da massa seca é comum durante as limpezas pós-obra. 

Neste sentido, o procedimento para limpar massa corrida depende da superfície em que ela está e do tipo de massa, que pode ser vinílica ou acrílica. Então:

Como limpar massa corrida de pisos e superfícies de cerâmicas, azulejos e porcelanatos:

Como primeiro passo, retire o máximo de massa possível. Use um raspador – cuidado no uso do raspador, pois pessoas não habilitadas podem riscar a superfície – ou use uma fibra branca seca. 

Depois, procure definir o tipo de massa. As vinílicas geralmente são mais fáceis de sair e esfarelam fácil. Já as acrílicas aderem mais e são mais difíceis de remover. Na dúvida, pergunte ao seu mestre-de-obras.

No caso de massas vinílicas, utilize uma solução de Limpador Ácido Shock na diluição de 1:5 a 1:10. Deixe agir por alguns minutos e esfregue com fibra NÃO ABRASIVA. Recolha a solução suja e enxágue com solução de  Limpador Geral Garra diluído à 1:20, para neutralizar.

Para massas acrílicas, aplique uma solução de Strip Removedor, diluído de 1:2 a 1:5. Deixe agir por alguns minutos e esfregue com fibra NÃO ABRASIVA. Recolha a solução suja e enxágue com água limpa.

DICA DO PRO: em superfícies verticais, você pode cobrir a área com um pano ou toalha molhada com a solução do limpador, deixar amolecer e esfregar com a fibra NÃO ABRASIVA.

Como limpar a massa corrida nas superfícies de madeira?

Temos aqui, novamente, as superfícies de madeira, que são muito mais propensas a danos causados ​​pela água do que azulejos. Então, você precisa mantê-las o mais seca possível. Para isso, limpe qualquer tipo de massa corrida com um pano seco e use Strip Removedor como mencionado acima, mas tomando o cuidado de usar a menor quantidade possível de produto. Use Strip mesmo se a massa for vinílica.

Dicas de limpeza para remover massa corrida de tapetes

Os tapetes também merecem atenção especial, por isso, não tente limpar a massa do tapete porque isso só causará mais danos. Em vez disso, deixe a pasta secar completamente e comece a limpar quebrando e aspirando o máximo possível da massa. 

Em seguida, pulverize a massa corrida com Tenside Spotter. Aguarde amolecer e recolha com pano seco ou toalha de papel, em movimentos circulares, indo de dentro para fora da mancha.

Como fazer a remoção de respingos de tinta e cola em pisos e outras superfícies?

Para finalizar este artigo, chegamos aos casos de respingos de tinta e cola em pisos na limpeza pós-obra. Para esse procedimento, retire o excesso com raspador e utilize Strip Removedor diluído à 1:2 a 1:5. Aplique a solução sobre a mancha, deixe agir por 5 a 10 minutos e esfregue com fibra NÃO ABRASIVA. Depois, remova a solução suja e enxague com água limpa. Pode ser necessário repetir a operação.

IMPORTANTE: SEMPRE E EM TODOS OS CASOS CITADOS, FAÇA O TESTE DE COMPATIBILIDADE, UTILIZANDO O PROCEDIMENTO MENCIONADO ACIMA.

Leia mais

Bem, esperamos que as orientações e dicas sobre casos especiais de limpeza pós-obra tenham sido úteis! Caso tenha dúvidas, entre em contato com o time da Oleak. 

Até o próximo artigo! 

    Receba nossa newsletter

    Leia também