O reconhecimento de uma jornada de sucesso: conquistamos a certificação ISO 9001

Certificação ISO 9001

Entenda mais sobre a certificação ISO 9001, conquista da Oleak e chancela que atesta toda a qualidade e segurança de seus processos.

Para que produtos e serviços tenham qualidade, é preciso que haja um conjunto de estratégias bem pensadas ao longo das diversas etapas de desenvolvimento das soluções. As iniciativas estratégicas devem estar presentes em desde os processos internos da organização até as práticas de melhoria contínua aplicadas à produção e aos projetos. Não à toa, as empresas mais bem-sucedidas têm estruturado toda a gestão e seus recursos para alcançar padrões que elevam a competitividade no mercado e reverberam na fidelidade de clientes, parceiros e colaboradores.

É com esse objetivo, de aperfeiçoar e de evoluir, constantemente, que iniciamos a jornada em busca da certificação ISO 9001, uma das mais significativas no mundo. E, após a implementação de todos os requisitos, a Organização Internacional para Padronização (ISO) reconheceu a Gestão de Qualidade da Oleak com o selo que assegura competência máxima na qualidade ao longo de toda cadeia de suprimentos e na garantia do cumprimento dos melhores protocolos de gestão e logística. 

Quer entender mais sobre o que é ISO, como a certificação ISO 9001 é importante e como ela impacta positivamente nossa atuação? Continue a leitura! 

Para começar, o que é ISO?

A ISO é uma organização não governamental, fundada em 1946, com sede em Genebra, Suíça, que conta com mais de 150 membros localizados em diferentes países. O nome ISO foi escolhido do grego isos, que significa “igual”. Assim, ela é chamada de ISO em qualquer país e idioma, algo representativo do que ela defende: seu propósito é o de servir como uma rede de network para julgar as melhores práticas e estabelecer normas e padrões de qualidade a serem seguidos mundialmente. Ser chancelado pela Organização Internacional de Normalização, portanto, representa um reconhecimento extremamente valioso e respeitado globalmente.

Hoje em dia, são mais de 23.900 critérios internacionais que cobrem quase todos os aspectos da tecnologia e da manufatura. Além disso, a organização conta com mais de 790 comitês de verificação que avaliam as empresas e concedem os selos para aquelas que foram aprovadas nos critérios estabelecidos.

A ISO 9001, a mais conhecida do mundo

A chamada ISO 9001 é definida como um padrão internacional que especifica critérios requeridos para um sistema de Gestão de Qualidade (Quality Management System – QMS) ser consistente e efetivo. Trata-se da única da família 9000 que pode ser certificada e da norma mais conhecida no mundo, pois é possível ser voluntariamente conquistada por qualquer organização, grande ou pequena, independentemente do seu campo de atividade, desde que haja acordo com as regras definidas. 

Essa certificação, que tem como foco principal o cliente, atesta a eficiência de processos dentro da organização e garante que o sistema de Gestão da Qualidade atue da melhor maneira possível. Por meio de uma auditoria, são checados diferentes setores da empresa, como produção, desenvolvimento de produto, comercial, logística, procurement, marketing e etc. São sete pontos-chaves avaliados nesse percurso:

  • Foco no cliente; 
  • Liderança; 
  • Comprometimento das pessoas; 
  • Abordagem por processos; 
  • Melhoria contínua; 
  • Tomadas de decisão baseadas em evidências; 
  • Gestão de relacionamento. 

Quando todas as áreas estão em sinergia e cumprem os requisitos determinados pela ISO, a empresa, então, é certificada!  

Mas o que muda depois da certificação ISO 9001?

Você pode estar se perguntando como esta chancela é percebida pelos clientes, parceiros e colaboradores. Tenha certeza de que com a implantação das regras da ISO 9001, todos são beneficiados. As equipes são guiadas por processos mais estruturados, seguindo protocolos mais seguros que reduzem drasticamente a possibilidade de falhas, tornando o gerenciamento interno mais eficiente e contribuindo para a satisfação e o engajamento das pessoas da organização. Para parceiros, a ISO 9001 assegura a credibilidade da empresa para firmar e expandir negócios. Já para os clientes, que são o principal foco da certificação, significa entregas com o mais alto nível de excelência, a partir de processos de melhoria contínua.

Como uma empresa comprometida com a qualidade, em seu sentido mais completo, além de já ter recebido a certificação BPF (Boas Práticas de Fabricação), a qual atesta que nossos processos fabris seguem rigorosos padrões, estamos muito orgulhosos por também obter o reconhecimento global da ISO 9001 como forma de validar nossa gestão em termos produtivos e organizacionais. Os impactos positivos já podem ser percebidos e muitos outros resultados, certamente, virão.

Se você quiser saber mais sobre como atendemos aos rígidos padrões estabelecidos pela ISO 9001, entre em contato conosco! 

Leia também