Na Oleak, oferecemos soluções de limpeza profissionais para serem utilizadas em diversos tipos de estabelecimentos comerciais, levando mais saúde e bem-estar a milhões de pessoas todos os dias por meio de nossos produtos.
Os produtos de limpeza profissionais são, em sua maioria, concentrados. Isso é uma característica importante para locais que necessitam de uma grande demanda de saneantes, porque acaba oferecendo um melhor custo por litro diluído de produto. Por exemplo, uma embalagem de Kitch Care Detergente Neutro rende até 100 litros de solução pronto uso, o que equivale a 200 embalagens tradicionais de um detergente doméstico comum.
Nosso objetivo é sempre oferecer a solução ideal para cada necessidade. E, para maximizar o uso do produto, há diferentes proporções de diluição indicadas para cada finalidade. Isso promove um uso responsável dos princípios ativos, aliando economia e sustentabilidade. Por exemplo, o Kitch Care Detergente Desincrustante possui a recomendação de diluição em 1:20 para chapas e a indicação de 1:10 para fritadeiras. Por mais que este valor sofra a influência do tipo e do grau de sujidade da superfície, esta proporção é importante para que a quantidade correta de ativos seja utilizada para promover a limpeza desejada.
Por outro lado, é comum observar situações em que colaboradores das equipes de limpeza enfrentam dificuldades para utilizar produtos de limpeza da forma correta. Seja por erros no cálculo da diluição ou pelo uso inadequado das soluções. Além de gerar desperdícios, estes problemas podem ocasionar problemas mais graves, como comprometer a eficácia dos produtos (no caso de desinfetantes, por exemplo) e até causar acidentes.
Como profissionais de marketing, temos a responsabilidade de minimizar esses desafios, pois isto impacta diretamente na experiência do cliente com nossos produtos. Então como podemos contribuir para que esta questão seja conduzida da melhor forma possível?
Aqui na Oleak, facilitamos a experiência do consumidor ao fornecer o máximo de informações possível sobre os produtos. Por isso, atuamos em duas frentes de comunicação para orientar os nossos clientes sobre o modo de uso de um produto: através da embalagem e do site do produto.
Os rótulos de produtos são o primeiro ponto de contato entre o usuário e a marca. Eles devem ir além de uma simples descrição do produto e oferecer informações claras e detalhadas sobre o modo de uso, as precauções necessárias e as instruções de armazenamento. Além disso, o rótulo é o meio mais importante que uma empresa possui para se comunicar com o seu cliente final, pois 100% dos seus clientes vão ver a embalagem na hora da utilização do produto.
Apesar disso, se você analisar a maioria dos produtos de higiene e limpeza profissionais, você vai ver que a grande maioria apenas escreve em uma letra miúda as orientações do modo de uso. Sabemos que esta forma de comunicação é exigida pelas autoridades sanitárias vigentes. Porém, também sabemos que são poucas as pessoas que leem este tipo de informação nos rótulos. Então será que conseguimos melhorar a experiência do cliente e facilitar a assimilação da informação proposta?

Desde a mudança da marca Oleak, além da descrição por escrito, os novos rótulos dos produtos contam a descrição do modo de uso de uma forma simplificada, com ícones que tornam a compreensão mais simples, para que a maior quantidade possível de pessoas possa utilizar o produto da melhor forma possível.
A descrição com ícones traz de uma forma bem clara a diluição adequada, os acessórios e equipamentos necessários, além das precauções especiais que devem ser tomadas em determinadas situações.
No livro “Marketing 4.0: Do Tradicional ao Digital”, Philip Kotler destaca a importância de criar experiências consistentes em todos os pontos de contato com o cliente. Isso vale desde uma comunicação em redes sociais até um destaque em um ponto de venda. Aplicando esse conceito, o rótulo deve ser pensado como uma extensão do produto e da marca, fazendo uma comunicação direta e eficaz.
Acreditamos que um rótulo bem elaborado não apenas evita erros, mas também demonstra o compromisso da Oleak com a segurança e a experiência do cliente.
Mas além dos rótulos, desde o ano passado, colocamos as instruções do passo a passo disponíveis também em nosso site, na página de cada produto. Isso permite que o colaborador que está promovendo a limpeza de determinado local tenha acesso às informações necessárias, mesmo que esteja longe da embalagem do produto.

O site também conta com outras informações importantes, como os diferenciais do produto, os usos recomendados e até mesmo a ficha técnica e a ficha de segurança. Isso é fundamental para que o cliente tenha todas as informações à sua disposição, de modo a não apenas auxiliar o processo de decisão da compra, mas também utilizar corretamente a solução para atingir os melhores resultados possíveis.
Investir em comunicação clara e acessível não é apenas uma questão de melhorar a eficiência das equipes operacionais de limpeza. Esta é uma forma de fortalecer a relação entre uma marca e os seus clientes. Afinal, quanto mais simples for o acesso às informações, maior será a satisfação e a confiança dos usuários.
Ao fornecer informações claras e concisas sobre como usar os nossos produtos de limpeza, facilitamos a experiência do cliente com a utilização dos nossos produtos e aumentamos a sua satisfação de uma forma simples e prática. Como consequência, isso pode levar a uma maior fidelidade à marca e ao aumento nas vendas.
Este é o caminho para transformar produtos de limpeza em ferramentas que não apenas cumprem a sua função, mas que também agregam valor ao dia-a-dia de seus usuários.

André Fonseca é Gerente de Performance & Growth da Oleak. Formado em Administração na Fundação Getúlio Vargas, atua desde 2020 gerenciando os times de Marketing e de Business Intelligence da Oleak.