Promover a limpeza adequada em ambientes institucionais é fundamental por diversos motivos. Mais que uma questão estética, a limpeza tem um papel importante na promoção da segurança e do bem-estar dos colaboradores. Quando feita da forma correta, contribui diretamente na prevenção de acidentes, na redução de doenças e no aumento da produtividade.
A limpeza adequada em ambientes institucionais é um investimento em saúde, segurança e produtividade. O uso de produtos de limpeza profissionais é essencial para criar ambientes que promovam mais bem-estar a todos. Instituições que priorizam a higienização adequada de seus ambientes colhem benefícios significativos no seu dia-a-dia. Isso tanto ao considerar os benefícios de saúde e bem-estar, como também os de eficiência operacional.
A relação entre limpeza e segurança para as empresas
A negligência com a limpeza pode transformar um ambiente de trabalho em um local perigoso. A presença de resíduos no chão ou de superfícies escorregadias podem facilitar a ocorrência de acidentes de trabalho. Quando realizada de forma correta, a limpeza de superfícies previne quedas, escorregões, entre outros tipos de acidente. Por isso, empresas que priorizam a limpeza criam um ambiente mais seguro, minimizando riscos e promovendo a saúde dos colaboradores.
Outro ponto de atenção é referente à presença de agentes biológicos nocivos que podem contaminar as superfícies. Fungos, bactérias e vírus são alguns dos exemplos de fatores que aumentam os riscos de doenças ocupacionais. O absenteísmo, ou seja, a ausência de colaboradores por motivos de saúde, interfere diretamente nos resultados obtidos pelas empresas. Publicamos um artigo no Blog anteriormente abordando mais sobre a importância da limpeza em escritórios na redução do absenteísmo.
Por isso, ao oferecer um ambiente devidamente higienizado, você aumenta a segurança e proporciona mais bem-estar aos trabalhadores. Como consequência, os colaboradores se sentem mais satisfeitos ao realizar suas funções de rotina. Ou seja, além da segurança, é possível melhorar o clima do ambiente com a escolha correta dos protocolos de limpeza.
Por isso, é fundamental escolher os produtos saneantes utilizados em ambientes institucionais com atenção. Cada tipo de produto possui suas recomendações e seus benefícios, devendo ser utilizado em contextos específicos.
Por exemplo, os limpadores são ideais para remover diversos tipos de sujidades, podendo ser ácidos, alcalinos ou neutros. Para superfícies com óleos, graxas e gorduras, é recomendado o uso de desengraxantes para uma limpeza mais prática e eficiente. Já os desinfetantes são desenvolvidos para eliminar microrganismos de diversos tipos de superfícies. Eles podem possuir diversos princípios ativos, como o cloro, o peróxido de hidrogênio e o quaternário de amônio. A escolha do produto ideal contribui diretamente na obtenção de melhores resultados da limpeza.
Como trazer mais segurança ao ambiente de trabalho?
Para maximizar a segurança em diversos tipos de ambientes institucionais, é essencial adotar práticas de limpeza bem estruturadas. Abaixo, pontuamos uma relação de itens para facilitar a rotina de limpeza e promover mais segurança a todos:
1) Faça o mapeamento de áreas críticas
Identifique locais de maior risco de acidentes, como áreas de produção e escadas. Faça também uma relação de ambientes que estão mais sujeitos a contaminações, como cozinhas e banheiros. Deste modo, utilize esta relação como um guia ao priorizar no processo de limpeza.
2) Utilize os produtos de limpeza adequados
Ao identificar os locais, verifique as superfícies e as sujidades que serão encontradas em cada ambiente. Escolha os melhores produtos de limpeza profissional para cada necessidade de limpeza e para cada tipo de superfície. Desta forma, é possível otimizar a limpeza e reduzir riscos para os trabalhadores.
3) Promova o treinamento constante das equipes
Uma equipe de limpeza bem treinada é a chave para atingir os melhores resultados possíveis. Garanta que os colaboradores responsáveis pela limpeza conheçam as melhores técnicas e saibam manusear produtos saneantes de forma segura. O uso de EPIs é fundamental para que as equipes de limpeza estejam seguras ao realizar suas tarefas diárias.
4) Estabeleça uma rotina de limpeza preventiva
A limpeza de manutenção é uma forma importante de evitar o acúmulo desnecessário de sujidades nos ambientes. Estabeleça cronogramas regulares para a limpeza e desinfecção de áreas e dos equipamentos. Além de evitar o acúmulo de sujeira, esta rotina previne a deterioração de estruturas e equipamentos da empresa.
5) Monitore os resultados de forma contínua
Sempre é possível promover melhorias nas rotinas de limpeza em ambientes institucionais. Por isso, implemente sistemas de controle para avaliar a eficácia das técnicas e das práticas de limpeza utilizadas. Faça ajustes sempre que necessário, de modo a promover a melhor limpeza possível.
A limpeza em empresas e ambientes institucionais é uma ferramenta poderosa para promover a segurança dos colaboradores. Além de prevenir acidentes e doenças, ela contribui para um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e motivador. Investir em práticas de limpeza adequadas é investir na saúde e no bem-estar de todos os ocupantes do espaço. Assim é possível promover uma cultura organizacional que valoriza a segurança e a qualidade de vida de todos.
Para escolher as melhores soluções de limpeza para ambientes institucionais, consulte um especialista da Oleak. Assim, ele poderá ajudar a montar uma cesta de soluções completa para cada tipo de local e superfície. Assim, você garante que a limpeza seja feita com mais eficiência e praticidade. Até a próxima!