A Importância dos Selos Sustentáveis ​​para a Oleak

Cris Collina
16/08/2023
Compartilhe:

Abordamos alguns dos selos obtidos pela Oleak, reforçando a importância deles para a indústria química de produtos de limpeza.

A Importância dos Selos Sustentáveis ​​para a Oleak

A crescente preocupação com a preservação do meio ambiente e a busca por práticas mais sustentáveis têm orientado as empresas, em especial, a indústria química fabricante de produtos de limpeza, a adotar medidas que visam reduzir o impacto ambiental de suas operações. Neste contexto, a obtenção e exibição de selos de certificação que atestam boas práticas, não é apenas uma tendência, mas uma necessidade estratégica.

Nesta matéria, abordaremos alguns dos selos obtidos pela Oleak, reforçando a importância deles para a indústria química de produtos de limpeza, como: Eureciclo, Empresa Certificada BPF – Boas Práticas de Fabricação e ISO 9000.

Os Selos e sua importância

1. EuReciclo: Estimulando a Reciclagem Responsável

O impacto do selo eureciclo começa na união de todos os agentes da cadeia de reciclagem, incluindo centrais de triagem de recicláveis privados, promovendo reciclagem com responsabilidade social.

A certificação eureciclo é uma importante iniciativa que incentiva a indústria a investir em projetos de reciclagem. Ao adquirir o selo, a Oleak demonstra seu compromisso com a logística reversa, colaborando financeiramente para a reciclagem de embalagens pós-consumo e garantindo que uma quantidade equivalente de resíduos plásticos seja retirada do meio ambiente.

2. Empresa Certificada BPF: Compromisso com a Qualidade e Segurança

O Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) é o documento emitido pela Anvisa atestando que as empresas, assim como a Oleak, cumprem com as Boas Práticas de Fabricação.

O Certificado é emitido por unidade fabril, contemplando as linhas de produção, formas farmacêuticas, classes terapêuticas especiais e/ou classes de risco de produtos para as quais a empresa foi inspecionada.

A obtenção da certificação de Boas Práticas de Fabricação (BPF) para a Oleak foi essencial uma vez que essa norma estabelece padrões de qualidade e segurança na produção, garantindo que os produtos sejam fabricados de acordo com as diretrizes sanitárias e ambientais, protegendo a saúde dos colaboradores, dos consumidores e preservando o meio ambiente.

3. ISO 9000: Excelência na Gestão

A certificação ISO 9000 é referência mundial em gestão de qualidade, desenvolvida e publicada pela International Organization for Standardization – ISO (Organização Internacional de Padronização). Ao obter essa certificação em 2021, a Oleak assegura que seus processos internos são bem controlados, o que leva a uma produção mais eficiente, menos desperdício e maior satisfação do cliente. A gestão de qualidade também abrange aspectos ambientais e ambientais, pois as práticas adquiridas podem impactar a qualidade dos produtos e a credibilidade da empresa.

Alguns dos ícones utilizados nos nossos produtos e seus significados

1. Embalagem Reciclável: Reduzindo a Pegada Ambiental

O “ícone de embalagem reciclável” é uma identificação que representa que a embalagem de um produto pode ser reciclada. Na prática, isso significa que a embalagem foi projetada e fabricada de acordo com padrões específicos que permitem que ela seja coletada, processada e transformada em novos materiais através de processos de reciclagem.

A utilização de embalagens recicláveis ​​é um dos pilares para a sustentabilidade de produtos de limpeza. Essa prática contribui para a redução do acúmulo de resíduos sólidos e, consequentemente, para a diminuição da pressão sobre os resíduos sanitários. Além disso, o uso de materiais recicláveis ​​incentiva a economia circular, uma vez que uma embalagem pode ser transformada em novos produtos, fechando o ciclo de produção.

2. Produzido com Energia Renovável: Empresa Comprometida com as Questões Ambientais

O ícone energia renovável é uma referência para empresas que possuem ou implantam energia limpa.

Direcionado às empresas que, através da implantação de sistemas de energia renovável, reduziram seus impactos ao meio ambiente, se adequando às tendências de mercado que buscam, entre outras coisas, por eficiência energética associada à preservação ambiental.

A Oleak adotou a energia solar fotovoltaica na sua unidade fabril – fonte de energia renovável que utiliza painéis solares para converter a luz solar em eletricidade. Esta tecnologia oferece uma série de benefícios ambientais, econômicos e sociais duradouros, o que a converte em uma opção atraente e sustentável para satisfazer necessidades energéticas presentes e futuras.

Além disso, a busca por fontes de energia renováveis ​​é uma das estratégias mais eficazes para combater as mudanças climáticas. Para a ONU o aumento do uso de painéis solares contribui para a redução das emissões de gases do efeito estufa e melhora a qualidade do ar, além de trazer benefícios à comunidade e ao meio ambiente.

3. A cada três embalagens produzidas, duas são recicladas

A Oleak, ao ser certificada pela eureciclo, passou a adotar a métrica que a cada três embalagens produzidas, duas são recicladas: estímulo à reciclagem e reutilização. Essa iniciativa demonstra o comprometimento da empresa em criar um sistema de reciclagem e reutilização de suas embalagens. Ao estabelecer metas claras, a indústria química cria um ciclo virtuoso, no qual a maioria das embalagens retorna ao processo produtivo, evitando o desperdício.

Conclusão

Os selos tornaram-se fundamentais na indústria fabricante química de produtos de limpeza. Eles representam o comprometimento da empresa com a preservação do meio ambiente, a redução da pegada ambiental e a busca pela excelência na gestão e na produção de seus itens. Ao adotar práticas que levam à obtenção desses selos, a Oleak trabalha em prol de um futuro mais sustentável e das necessidades do planeta e da sociedade. 

A conscientização e o engajamento de toda a sociedade com relação a essas questões são essenciais para enfrentar os desafios ambientais que vivenciamos atualmente.

    Receba nossa newsletter

    Leia também