A Oleak lança o Optisafe: o primeiro limpador hospitalar no combate às IRAS

Cris Collina
20/03/2024
Compartilhe:

Optisafe é o primeiro limpador hospitalar, desenvolvido com uma fórmula inovadora, especialmente preparada para a limpeza pesada em ambientes hospitalares.

A Oleak lança o Optisafe: o primeiro limpador hospitalar no combate às IRAS

A Oleak, empresa de soluções saneantes aliada dos hospitais no combate às IRAS, anuncia o Optisafe, o primeiro limpador hospitalar do país.

A limpeza hospitalar desempenha um papel crucial na prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), que representam um desafio significativo para os sistemas de saúde em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, cerca de 14% dos pacientes internados contraem algum tipo de infecção hospitalar, o que evidencia a urgência em abordar e tratar deste problema.

Segundo o vice-presidente da Oleak, Ely Fonseca Filho, o Optisafe foi desenvolvido com o objetivo de atender a demanda do próprio setor por este tipo de produto, que conta com uma formulação inovadora especialmente preparada para a limpeza pesada em ambientes hospitalares, proporcionando praticidade, eficiência e segurança.

Em que momento a limpeza pesada é necessária em Hospitais?

Em ambientes hospitalares, é comum encontrar áreas propícias ao crescimento de mofo e outros microrganismos prejudiciais. Estes podem se acumular em locais de difícil acesso ou onde há umidade excessiva, como banheiros, sistemas de ar-condicionado, salas de espera e até mesmo em equipamentos médicos.

A presença de mofo não só é indesejável do ponto de vista estético, mas também pode representar um risco à saúde dos pacientes e dos colaboradores do hospital. O mofo libera esporos no ar, que podem ser inalados e causar uma série de problemas respiratórios, alergias e até infecções graves, especialmente em indivíduos imunocomprometidos.

A utilização de limpadores de uso geral em instituições de saúde não é recomendada pela Vigilância Sanitária, pois esses produtos não são eficazes na remoção de sujidades específicas encontradas nesses ambientes. Além disso, podem não atender aos padrões de segurança necessários, o que pode representar um risco à saúde das pessoas e à qualidade dos serviços prestados. Por isso, a importância de o mercado poder contar com o primeiro limpador hospitalar aprovado pela Anvisa, o Optisafe.

Oleak inova ao lançar o primeiro limpador hospitalar, o Optisafe

Entendendo a necessidade do mercado da saúde, a Oleak desenvolveu o Optisafe, o primeiro limpador hospitalar que utiliza uma formulação especialmente desenvolvida para limpeza pesada em ambientes de assistência à saúde. Sua composição inclui peróxido de hidrogênio ativado e tensoativos de última geração, garantindo um poderoso efeito de limpeza sem esforço mecânico.

Peróxido de Hidrogênio Ativado e Tensoativos de Última Geração
O peróxido de hidrogênio ativado e os tensoativos de última geração são componentes-chave em produtos de limpeza hospitalar devido às suas propriedades de limpeza eficazes.

Peróxido de Hidrogênio Ativado: O peróxido de hidrogênio (H2O2) é um agente oxidante poderoso que é capaz de destruir uma ampla variedade de microrganismos, incluindo bactérias, vírus, fungos e esporos. Quando ativado, o peróxido de hidrogênio libera radicais livres altamente reativos, que destroem as estruturas celulares dos microrganismos, levando à sua morte. Além disso, o peróxido de hidrogênio também é eficaz na remoção de manchas e de odores, tornando-o útil em ambientes hospitalares onde a limpeza e a desinfecção são essenciais para prevenir a propagação de infecções.

Tensoativos de Última Geração: Os tensoativos são substâncias surfactantes que reduzem a tensão superficial entre líquidos e sólidos, permitindo que as moléculas de água penetrem mais facilmente na sujeira e na gordura, facilitando sua remoção. Os tensoativos de última geração são formulados para oferecer uma limpeza mais eficaz, mesmo em condições difíceis, como superfícies hospitalares contaminadas com sangue, fluidos corporais e outros contaminantes biológicos. Esses tensoativos são projetados para serem eficazes em uma ampla gama de pH e de temperatura, garantindo uma limpeza consistente e confiável.

Características do Optisafe

O Optisafe foi desenvolvido com o intuito de promover eficiência e segurança na limpeza de áreas de assistência à saúde, por isso algumas das características a serem destacadas são:

  • “Efeito flotador” resultante da decomposição do peróxido de hidrogênio em oxigênio e água. O oxigênio gasoso aglutina e arrasta as partículas de sujeira para a superfície, facilitando a sua remoção, reduzindo a necessidade de esforço físico e o tempo necessário para completar a tarefa.
  • Sua fórmula contém aditivo anticorrosivo que pode ser usado em uma ampla gama de materiais e superfícies como: cortinas, estofados, biombos, espelhos, armários, camas, macas, cadeiras, louças sanitárias, pisos e dentro de salas cirúrgicas.
  • Fórmula inodora, importante para hospitais em áreas onde pacientes podem ter sensibilidades a odores ou estarem propensos a náuseas. 
  • Função 2 em 1 (limpa e alveja) superfícies com mofo, manchas, gorduras e incrustações.
  • Baixa espumação, permite o uso com máquina extratora na limpeza de carpetes e estofados.
  • Disponível em duas versões: bombona de 5 litros e frasco de 2 litros com sistema automático de diluição acoplado ao produto. 
  • Rendimento: ao ser diluído rende até 500 litros de solução pronto-uso com validade de 30 dias.
  • Contribui para a sustentabilidade, ao reduzir o consumo excessivo de produtos de limpeza e minimiza o desperdício.

A utilização de limpadores hospitalares específicos, como o Optisafe, é fundamental para garantir a higienização eficaz e segura em ambientes de assistência à saúde. Esses produtos não apenas removem sujeiras específicas encontradas nesses locais, mas também contribuem para a preservação dos materiais e equipamentos. A aprovação da Anvisa reforça a importância da sua utilização na promoção de ambientes limpos e seguros.

Ely reforça que “a limpeza pesada em hospitais desempenha um papel crucial na prevenção de infecções hospitalares, incluindo aquelas relacionadas ao mofo e a outros contaminantes. Investir em produtos e métodos de limpeza adequados, juntamente com medidas abrangentes de prevenção de IRAS, é fundamental para garantir um ambiente seguro para pacientes, funcionários e visitantes”.

    Receba nossa newsletter

    Leia também