Limpadores ácidos, neutros e alcalinos: quando usar cada um deles na limpeza e na higienização?

Tipos de Limpadores

O bom planejamento de qualquer processo de limpeza e higienização passa por entender em qual ambiente será feito o procedimento bem como quais os melhores produtos a serem aplicados. De acordo com as características das sujeiras e das superfícies, além da intensidade da limpeza necessária, é que você poderá escolher os seus aliados para manter… Continuar lendo Limpadores ácidos, neutros e alcalinos: quando usar cada um deles na limpeza e na higienização?

O bom planejamento de qualquer processo de limpeza e higienização passa por entender em qual ambiente será feito o procedimento bem como quais os melhores produtos a serem aplicados. De acordo com as características das sujeiras e das superfícies, além da intensidade da limpeza necessária, é que você poderá escolher os seus aliados para manter a segurança e dar fim às sujidades.

Mas como fazer isso? Conhecer os tipos de limpadores e suas recomendações faz toda a diferença para identificar as opções mais adequadas. É sobre isso que vamos falar por aqui hoje! Neste artigo, iremos entender sobre os limpadores ácidos, neutros e alcalinos e te explicaremos como e por que utilizá-los em certas situações. Continue a leitura!

Sobre as categorias dos limpadores

Antes de falar sobre os limpadores, precisamos compreender sobre qual é a forma de classificá-los. Os tipos são elencados de acordo com o pH da composição, ou seja, qual o nível de acidez ou de alcalinidade dos produtos, em uma escala que vai de 0 a 14, conforme a imagem a seguir:

Fonte: Toda Matéria

A partir dessa propriedade, os limpadores se tornam mais ou menos apropriados para as necessidades de limpeza e de higienização.

Pronto! Agora que você já sabe sobre quais os parâmetros usados para categorizar os tipos de limpadores, podemos ir em frente 🙂

Limpadores ácidos

Os limpadores ácidos são aqueles que apresentam pH menor que 7, o  que faz deles fortes agentes químicos, excelentes para limpezas pesadas! Isso porque são capazes de remover, com eficiência, sujeiras inorgânicas de origem mineral, como ferrugem e cimento que ficam incrustados. Você verá muito esse produto ser usado em pós-obras, por exemplo.

Devido ao alto grau de acidez, os limpadores ácidos devem ser aplicados em casos pontuais e nunca em superfícies sensíveis, pois podem causar danos severos tanto a quem está manejando quanto aos equipamentos ou materiais que estão recebendo o produto. Por isso, lembre-se: muito cuidado ao manipular este tipo de limpador, combinado? 

Outra informação importante sobre os limpadores ácidos é que, justamente por causa dos seus componentes químicos, eles podem causar impactos ambientais consideráveis, se descartados de forma inadequada. Confira com o fabricante a melhor forma de realizar esse processo.

Limpadores neutros

Versáteis e perfeitos para o uso cotidiano, os limpadores neutros têm pH próximo a 7, ou seja, mantêm um equilíbrio entre acidez e alcalinidade. Por esta característica, são ideais para preservar as superfícies de danos e impedir que manchas apareçam, mesmo com a aplicação frequente.

Também por isso são muito bem aceitos por diversos materiais, desde equipamentos até fômites de mármores, granito, cerâmica, porcelanato, além de laminados, pisos de madeira, vidraças e balcões. É aquele parceiro para limpezas a qualquer hora! 

Limpadores alcalinos

Onde tem gordura, os limpadores alcalinos são os mais indicados. Com pH maior que 7, eles têm um alto poder de limpeza, removendo todo tipo de sujeira, exceto as de origem mineral. 

Essa propriedade alcalina é o que faz deste limpador um especialista em remoção de gorduras carbonizadas e óleos, por isso, fortemente indicado para desincrustar sujeiras de fogões, fornos, fritadeiras e equipamentos similares. 

Sua ação quebra as moléculas de gordura, levando a substância do estado sólido para o estado líquido, emulsionando as sujeiras. Ao enxaguar a região, então, a água retira as sujidades e deixa a superfície limpa novamente!

Limpeza e higienização mais potentes

Conhecer quais são e como funcionam os tipos de limpadores, certamente, vai te ajudar a encontrar os melhores produtos para cuidar do seu estabelecimento. Conte com as nossas soluções em limpeza para garantir que seu planejamento tenha os resultados esperados e atenda às rigorosas necessidades de higienização dos ambientes.

Saiba mais sobre quem somos e como podemos ser parceiros, seja em produtos ou programas de limpeza, em nosso site.  

Esperamos que tenha gostado desse artigo, nos vemos no próximo conteúdo! 🙂 

Leia também