Novembro Azul: mês Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

Oleak
11/11/2022
Compartilhe:

Saiba mais sobre o câncer de próstata, quais os sintomas e como podemos preveni-lo.

Novembro Azul: mês Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

Saúde também é papo de homem! Depois do Outubro Rosa, dedicado à prevenção do câncer de mama, chega o Novembro Azul que vem para conscientizar sobre a saúde masculina. Criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em 2011, a data surgiu para tratar especialmente do câncer de próstata, doença que deve atingir aproximadamente 68 mil homens, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Dessa maneira, o foco da campanha Novembro Azul é estimular o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz para garantir maiores chances de cura e melhor qualidade de vida aos homens.  Quer saber mais sobre o câncer de próstata, quais os sintomas, formas de prevenção e tratamento? Então, acompanhe a leitura deste artigo que preparamos. 

Dados sobre o câncer de próstata

De início, vamos olhar para alguns dados relacionados ao câncer de próstata, um tipo muito comum entre os homens. O câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Só no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e mais de 65.840 casos são identificados por ano, também de acordo com informações do Inca.

O que é a próstata? 

Bem, diante dessa incidência significativa da doença, vamos agora entender como e onde ela acontece. A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, que envolve a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). Importante destacar que a próstata não é responsável pela ereção, nem pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, capaz de nutrir e proteger os espermatozoides. 

O que é o câncer de próstata?

As células são as menores partes do corpo humano e, durante toda a vida, elas se multiplicam, substituindo as mais antigas por novas. No entanto, em alguns casos, pode haver um crescimento descontrolado das células, formando tumores que podem ser benignos ou malignos.  

Os exames de rotina são os principais meios para se detectar a doença rapidamente. Porém, por mais que pareça simples, muitos homens, por preconceito e falta de informação,  ainda deixam as consultas médicas em segundo plano. 

Dessa maneira, os médicos reforçam e recomendam que, a partir dos 45 anos, os homens devam procurar um urologista para fazer check-ups anuais. Já para pessoas com histórico familiar de câncer de próstata, especialmente em parentes de primeiro grau, a indicação é de que as consultas devam começar mais cedo, a partir dos 40 anos. 

Quais os principais sintomas?

O câncer de próstata, em sua fase inicial, não apresenta sintomas e, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

  • dor óssea;
  • dores ao urinar;
  • vontade de urinar com frequência;
  • presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Quais os fatores de risco?

Conhecer os fatores que podem colaborar para o surgimento de uma doença é fundamental para preveni-la. Sendo assim, em relação ao câncer de próstata, os principais fatores de risco são:

  • histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio);
  • raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
  • obesidade.

Como prevenir e qual o tratamento para o câncer de próstata?

A única forma de garantir a cura para esta doença é o diagnóstico precoce. Como dissemos anteriormente, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 40 anos, com fatores de risco, ou 45 anos, sem estes fatores, devem ir ao médico urologista para conversar sobre o exame de toque retal. Este exame permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos.

Além disso, o médico poderá falar sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico), outra forma de diagnóstico do câncer de próstata.

Vale destacar que cerca de 20% dos pacientes com este tipo de câncer são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como é o caso das biópsias, procedimentos que retiram fragmentos da próstata para análise e são feitos por ultrassom transretal.

Já em relação ao tratamento do câncer de próstata, a indicação do melhor caminho vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. 

Em casos de tumores de baixa agressividade, há a opção da vigilância ativa, na qual, periodicamente, se faz um monitoramento da evolução da doença, intervindo caso haja progressão da mesma.

É possível prevenir o câncer de próstata?

Para finalizar este artigo sobre câncer de próstata e sobre a importância da prevenção, vamos destacar algumas práticas que, quando adotadas, podem reduzir o aparecimento do câncer e de outras doenças. Veja só:

  • ter uma alimentação saudável;
  • praticar atividade física regularmente;
  • manter o peso corporal adequado;
  • não fumar;
  • evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. 

Então, lembre-se e cuide da sua saúde de novembro a novembro!

Até o próximo! 

Fontes:

Agência Brasil

Sociedade Brasileira de Urologia 

Instituto Nacional do Câncer (Inca)

    Receba nossa newsletter

    Leia também