Produtos clandestinos: uma falsa economia que preocupa a todos
Segundo uma pesquisa, a informalidade em produtos de limpeza atinge 20% das empresas no Brasil. Entenda os riscos e descubra como evitar este erro
André Fonseca
10/11/2025
A limpeza adequada dos ambientes institucionais é muito mais do que uma questão de estética ou de imagem de uma empresa. Um ambiente limpo leva mais saúde e qualidade de vida aos colaboradores e aos clientes do negócio. Por isso, a escolha das soluções de limpeza utilizadas é muito importante e deve ser vista de forma séria e estratégica pelos negócios. Mas nem sempre isso acontece.
Recentemente, foi divulgado o resultado da 3ª Pesquisa Nacional sobre a Informalidade em Produtos de Limpeza, conduzida pela ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional) e pela ABRALIMP (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional). E os resultados foram preocupantes.
A pesquisa traz dois cenários: o doméstico e o corporativo.
Considerando os produtos de limpeza de uso doméstico, 14% da população compra produtos de limpeza em canais informais, como em caminhões e vans que vendem produtos a granel em diversas cidades brasileiras. Isso representa 1 em cada 7 lares no Brasil. E, considerando toda a população, 2% das pessoas compram apenas produtos de forma informal. Entre os produtos de limpeza domésticos, a água sanitária, o desengordurante e os removedores são os mais comprados clandestinamente.
E nas empresas, o cenário é ainda pior. 80% compram produtos apenas de origem correta e confiável todas as vezes. Isso significa que 20% dos clientes empresariais compram produtos de limpeza para uso em seus negócios de forma clandestina. E, do total da pesquisa, 2% compram produtos de forma clandestina exclusivamente.
Outro ponto muito preocupante: o produto mais adquirido de forma clandestina pelas empresas é o desinfetante hospitalar. Ou seja, há diversos locais que prestam assistência à saúde e acabam colocando em risco a saúde das pessoas e a reputação do local ao optar por soluções de higiene e limpeza sem a garantia da eficiência necessária.
Nestes casos, é importante pontuar os riscos que existem ao escolher comprar produtos de higiene e limpeza clandestinamente.
- Origem dos produtos e dos insumos
Em primeiro lugar, não há qualquer certeza sobre a origem ou a produção de produtos clandestinos de limpeza, assim como sobre a sua eficácia na limpeza e na desinfecção de superfícies. Qualquer produto de limpeza, seja doméstico ou profissional, precisa ter o registro ou a notificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Este número de registro ou de notificação é impresso nos rótulos dos produtos e pode ser consultado pelos consumidores como uma forma de garantia sobre a sua procedência e a sua confiabilidade.
Outro ponto de atenção é quanto à origem dos insumos utilizados. No processo de registro ou de notificação de um novo produto na Anvisa, é necessário fornecer a composição deste produto. E cada um dos componentes utilizados em sua formulação precisam ser adquiridos de um fornecedor confiável e ter todas as informações técnicas sobre a sua origem devidamente registradas. Isto é importante para garantir a segurança dos produtos, de modo que todos os consumidores possam ter a certeza de que estão utilizando uma solução eficiente para a limpeza e desinfecção de superfícies.
- Materiais de segurança
Além disso, produtos clandestinos não possuem diversos materiais obrigatórios que oferecem mais segurança às pessoas que utilizam estas soluções. Por exemplo, todos os produtos da Oleak possuem a Ficha Técnica e a Ficha de Dados de Segurança (FDS).
A Ficha Técnica é um material repleto de informações que vão desde os diferenciais do produto até o modo de uso, a forma de diluição e de aplicação e, principalmente, os equipamentos de proteção individual (EPI) e a composição dos produtos. Já a Ficha de Dados de Segurança se tornou obrigatória em 2025 após um período de dois anos de adaptação. Substituindo a Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ), a FDS conta com informações detalhadas sobre o produto, como as propriedades físico-químicas, os dados toxicológicos e ecológicos, as informações sobre toxicidade e inflamabilidade, as medidas de primeiros socorros, os procedimentos de combate a incêndio, o manuseio e o armazenamento seguro.
Ambos os materiais são importantes porque, em caso de um acidente ou de uma emergência, as fichas facilitam o trabalho das equipes de atendimento para tratar uma eventual intoxicação ou lesão. Ao comprar produtos de limpeza clandestinos, a segurança de quem utiliza os produtos é colocada em risco de forma desnecessária.
- Laudos de eficácia
Por fim, outro ponto importante, principalmente falando sobre desinfetantes hospitalares, são os laudos científicos de eficácia que comprovam o desempenho das soluções. Diversos produtos da Optiline, nossa linha de soluções para ambientes de assistência à saúde, possuem laudos que reforçam a eficácia dos produtos na eliminação de microrganismos multirresistentes, a não irritabilidade para os usuários e a não corrosividade para determinadas superfícies. Apesar da Anvisa exigir apenas a eliminação de um grupo específico de microrganismos, os laudos complementares são importantes, especialmente em ambientes hospitalares, que precisam oferecer mais segurança aos profissionais e pacientes.
Em meio à preocupação nacional sobre a contaminação de bebidas alcoólicas com metanol, que vitimou dezenas de pessoas em todo o Brasil, o alerta quanto à irregularidade dos produtos de limpeza também chama muito a atenção.
Por conta disso tudo, é preocupante ver que uma em cada cinco empresas opta por comprar produtos de limpeza de forma clandestina. A escolha dos fornecedores de saneantes vai muito além de uma decisão das equipes de compras. É uma questão de responsabilidade, com a segurança das equipes de limpeza e com o impacto que isso gera.
Como empresa fabricante, a Oleak tem compromisso com a qualidade das soluções de higiene e limpeza que são comercializadas em todo o Brasil. Temos a missão de melhorar as condições de higiene e limpeza em ambientes institucionais, proporcionando mais saúde, conforto e bem-estar a todos. E é isto que nos move todos os dias.
Referências:
https://abipla.org.br/abipla-e-abralimp-lancam-3a-edicao-da-pesquisa-sobre-informalidade-em-produtos-de-limpeza/
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/economia/audio/2025-10/quase-14-dos-produtos-de-limpeza-vendidos-no-brasil-sao-clandestinos
https://www.youtube.com/watch?v=Vcy39hU8B6U

André Fonseca é Gerente de Performance & Growth da Oleak. Formado em Administração na Fundação Getúlio Vargas, atua desde 2020 gerenciando os times de Marketing e de Business Intelligence da Oleak.


