Descubra o poder do impacto do marketing olfativo

Oleak
09/08/2024
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Conheça mais sobre o marketing sensorial e descubra como ele pode ajudar a alavancar suas vendas

Descubra o poder do impacto do marketing olfativo

O marketing é essencial para qualquer empresa. Em sua definição, marketing é uma ciência em que se cria estratégias para promover produtos e serviços. Desta forma, é possível despertar o interesse dos consumidores e atender os seus desejos e as suas necessidades.

O marketing tem como finalidade gerar relacionamentos lucrativos para ambas as partes, criando valor e posicionando a marca no mercado. É um investimento necessário para manter a continuidade e a promoção do seu negócio. Existem diversas formas para trabalhar o marketing, além dos anúncios e das promoções que a maioria dos negócios já utiliza.

Uma das estratégias em crescimento é o marketing olfativo. É uma forma eficiente de se destacar dos concorrentes, criando identidade e personalidade a um negócio ou a um produto. O olfato apresenta fortes conexões com o cérebro, por isso é tão importante trabalhá-lo adequadamente. 

Segundo estudos da Universidade Rockefeller, o ser humano tem capacidade maior de retenção de informação com odores (cerca de 35%). Isso é bem maior do que o que é captado pela visão (5%) ou pela audição (2%). Por isso, utilizar o olfato para estratégias de marketing é tão importante hoje em dia. Mas você sabe como fazer marketing olfativo corretamente?

O que é marketing olfativo?

Marketing olfativo é uma estratégia comercial que utiliza uma fragrância de modo a criar uma experiência inesquecível para o cliente. O objetivo é criar uma conexão emocional do consumidor com a marca utilizando o olfato para atingir este resultado.

O olfato tem um poder elevado para evocar emoções e memórias de forma eficiente. Por isso, criar uma conexão entre uma experiência positiva e uma fragrância é tão importante para qualquer marca. Uma experiência sensorial completa aumenta a probabilidade de um cliente se lembrar de uma marca e, por consequência, comprar novamente.

O marketing olfativo influencia as decisões de compra, desperta desejos e vontades e atrai novos consumidores. Além disso, aumenta o tempo do cliente em um ponto de venda, aumentando a sua intenção de compra. É possível até mesmo aumentar a percepção de qualidade dos produtos, trazendo mais resultados para o negócio.

O olfato não costuma ser tão utilizado estrategicamente no marketing como a audição ou a visão. Apesar disso, este importante sentido não apenas aumenta a percepção sobre uma marca, mas também pode alavancar as vendas. O marketing olfativo é responsável por criar uma identidade exclusiva para a marca, sendo tão importante quanto uma identidade visual.

São diversas as oportunidades de trabalhar este tipo de marketing sensorial. É possível colocar fragrâncias em pontos de venda e nos próprios ambientes, como lojas, restaurantes, escritórios e muito mais. E também é possível colocar fragrâncias em embalagens e em produtos.

Imagine transmitir aos seus clientes a sensação de conforto e aconchego em um hotel ou de relaxamento em um spa. Sentir o frescor em uma loja de produtos de praia ou irradiar luxo e elegância para um espaço de eventos. Tudo isso é possível com identidade olfativa atrelada a uma estratégia adequada de marketing olfativo. Assim, você cria experiências agradáveis que se conectam de forma intensa com os consumidores.

Muito mais do que perfumar ambientes e disfarçar odores desagradáveis, os aromatizadores promovem respostas sensoriais nas pessoas em um ambiente.Acalmar ou energizar um local, melhorar a produtividade, reduzir o stress, promover o bem-estar e ajudar na concentração. É possível atingir todos estes resultados dentro do marketing olfativo escolhendo a fragrância adequada para cada finalidade. Por isso, o aromatizador de ambientes é uma forma simples e muito eficaz para transformar um ambiente.

Os benefícios do marketing olfativo

A percepção de um ambiente acolhedor e agradável por si só já melhora a experiência e a satisfação do cliente. Porém, trabalhar o marketing olfativo é uma forma simples de agregar valor e benefícios a uma marca.

O primeiro benefício a ser observado no marketing olfativo é a melhoria na experiência do cliente. Com uma fragrância agradável, o cliente se sente mais à vontade e isso aumenta o tempo de permanência na loja. Por isso, o consumidor fica mais suscetível a ter mais experiências e ser impactado por mais estratégias comerciais. Isso também permite que aumente a percepção do valor do produto pelo cliente, aumentando a possibilidade da conversão da venda. 

Vale destacar que este argumento serve não apenas para manter clientes, mas também para atrair novos clientes para seu negócio. Com mais bem-estar, o cliente se sente mais atraído a entrar e conhecer o seu ponto de venda. E, como consequência, ele conhece mais produtos e identifica novas necessidades.

Outro benefício do marketing olfativo para restaurantes e comércios em geral é promover a fidelização dos clientes. Com uma boa experiência, o consumidor consegue atrelar a satisfação de seu atendimento à fragrância. Isso transforma uma simples compra em uma experiência marcante e esta associação positiva pode ser feita em qualquer contexto. E vale reforçar que clientes fiéis têm mais chance de promover a marca de forma orgânica, o popular boca-a-boca. 

Por fim, podemos destacar como benefício o aumento da autoridade de sua marca. Quantas empresas que você conhece conseguem se diferenciar de seus concorrentes através de fragrâncias? E quais concorrentes seus se diferenciam por utilizar desta estratégia? Criar uma identidade olfativa demonstra a sua preocupação em criar uma marca forte e oferecer uma boa experiência ao consumidor.

Ter este cuidado com o seu estabelecimento reforça a sua importância aos detalhes e, consequentemente, com os seus clientes. O marketing olfativo é uma ferramenta de comunicação integrada que reforça a identidade da marca.

Marketing olfativo: como fazer?

O primeiro passo do marketing olfativo para empresas é escolher a fragrância perfeita para o seu negócio. Isto não pode ser feito de forma aleatória ou apenas considerando o gosto pessoal de uma pessoa apenas. E com tantas opções disponíveis, esta não é uma escolha fácil. Fique atento às notas, às pirâmides olfativas e como elas evoluem. Precisa ser algo compatível com a marca, com o público e com a mensagem que se pretende transmitir.

Geralmente notas florais costumam proporcionar paz e aconchego, enquanto as notas herbais transmitem limpeza e naturalidade. Já as notas amadeiradas passam mais sofisticação e elegância, e as notas cítricas trazem um toque de frescor e energia.

Depois, garanta que o perfumador de ambientes escolhido consiga atingir os espaços escolhidos estrategicamente, sem apresentar qualquer falha. Escolha o dosador adequado às suas necessidades e a frequência correta da aplicação, para não sobrecarregar o ambiente. Deixe-o agradável e confortável para que o consumidor fique o tempo que julgar necessário no ponto de venda.

Já ao planejar o marketing olfativo para lojas com sazonalidade, a indicação é fazer alterações periódicas. Por exemplo, em uma loja de roupas, fragrâncias mais cítricas combinam com as coleções de verão, por serem mais refrescantes. Já as coleções de inverno podem combinar com notas mais aconchegantes e macias, como as notas florais. 

Lembre-se que, mesmo com lojas virtuais e entregas por delivery, é possível trabalhar uma identidade olfativa para empresas. Neste caso, a ideia é aplicar a fragrância na caixa antes de fechar. Desta forma, é possível proporcionar esta experiência assim que o cliente abrir a embalagem em sua casa. A surpresa de um odor agradável ao abrir a encomenda permite uma excelente primeira impressão no consumidor.

E por fim, experimente diversas fragrâncias até achar a ideal. O gosto por fragrâncias é subjetivo, então nem sempre a primeira irá agradar a todos. Experimente várias fragrâncias e lembre-se que a sua favorita nem sempre será a mesma do público em geral. E acompanhe os resultados, coletando e analisando dados comerciais, assim como a reação e o comentário dos clientes.

A Oleak possui oito fragrâncias exclusivas de Haroma Spray para você trabalhar o marketing olfativo de seu negócio. Certamente uma delas combina melhor com a sua proposta de valor. Tem opções amadeiradas, florais, cítricas, herbais, especiadas e muito mais. e uma delas será perfeita para o seu negócio.

E para conhecer mais sobre a pirâmide olfativa e como ela funciona, recomendamos a leitura deste artigo. Conte com a linha Haroma da Oleak para otimizar suas vendas e aprimorar o marketing olfativo do seu negócio!

Referências:

https://www.rockefeller.edu/research/vosshall-laboratory/current-projects/completed-projects/166747-smell-study

https://www.higiclear.com/artigos/aromatizador-de-ambiente-tudo-o-que-voce-precisa-saber/

https://hbr.org/2018/04/inside-the-invisible-but-influential-world-of-scent-branding

https://revistapesquisa.fapesp.br/os-misterios-do-cheiro/#:~:text=Em%20casos%20extremos%2C%20as%20muta%C3%A7%C3%B5es,como%20as%20pessoas%20percebem%20cheiros.

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