Existem diversos princípios ativos disponíveis no mercado para ajudar na sua limpeza. Cada um deles traz seus próprios benefícios e deve ser utilizado de forma correta para maximizar seu poder de ação.
Um dos mais lembrados na hora da limpeza é o cloro. Este elemento químico da tabela periódica é encontrado na natureza na forma gasosa à temperatura ambiente. Ele é utilizado para fazer tratamento de água, em indústrias de clareamento de papel e na produção de PVC.
Nos produtos de limpeza, a substância química presente não é o gás cloro, mas sim o hipoclorito de sódio (NaClO). Ao ser utilizada nestas soluções, a molécula se decompõe, liberando o gás cloro. Isso traz como resultado a eliminação de diversos microrganismos, bem como o efeito de branqueamento tão conhecido. Seja em soluções líquidas, em gel clorado ou em pó, ele pode ser estratégico se utilizado corretamente na limpeza.
Os benefícios do cloro para limpeza pesada e leve
Não é à toa que o cloro ativo para limpeza é muito querido, pois ele possui diversas aplicações e funções. Com diferentes diluições possíveis, se torna muito prático, podendo ser utilizado tanto em limpezas leves ou nas mais pesadas. Porém, é importante seguir as orientações de diluição das embalagens para atingir os resultados desejados. Até mesmo a água sanitária comercializada para uso doméstico deve ser diluída e o seu uso puro não é recomendado.
Cloro é água sanitária?
A água sanitária é uma solução feita à base de hipoclorito de sódio, que utiliza o cloro como princípio ativo. É conhecida também em algumas regiões do Brasil como cândida ou kiboa. A principal diferença da água sanitária é a quantidade de cloro ativo presente em sua formulação. Geralmente, a água sanitária é uma solução aquosa de hipoclorito de sódio em torno de 2%. Em produtos concentrados, essa porcentagem é maior, trazendo mais benefícios e economia para quem utiliza.
O cloro líquido para limpeza é um poderoso desinfetante e bactericida, sendo muito utilizado para diversos ambientes. É recomendado o uso do cloro para limpar banheiro, cozinha e muitos outros locais. Pode ser utilizado em diferentes tipos de superfícies, como louças, azulejos, vidros, bancadas e balcões. O cloro limpa piso encardido, rejunte, calçadas, cerâmica, telhas, caixas d’água, lixeiras e muito mais. Elimina microorganismos com facilidade mesmo em concentrações menores. Com seu elevado poder alvejante, clareia e remove manchas em tecidos brancos.
Em maiores diluições, é possível desinfetar verduras com cloro, assim como frutas e legumes. Basta deixar os alimentos imersos na solução por alguns minutos e depois enxaguar com água corrente. Também o cloro dissolve gorduras, sejam animais ou vegetais, podendo ser utilizado em paredes e azulejos de cozinhas.
Além disso, o cloro tira limo, elimina bolores em locais úmidos como banheiros, e remove e clareia manchas em pisos. Ou seja, o cloro tira ferrugem e também pode ser utilizado em ralos, removendo sujeiras e eliminando maus odores. E em tempos de dengue, colocar um pouquinho de cloro em água parada elimina as larvas do mosquito Aedes aegypti.
Cuidados com produtos de limpeza com cloro
Vale a pena reforçar que, ao utilizar qualquer produto de limpeza, deve-se sempre utilizar os equipamentos de proteção individual recomendados. No caso de produtos com hipoclorito, o uso de luvas de borracha é indicado.
É fundamental que os produtos de limpeza com cloro não sejam misturados a outros elementos químicos. Por exemplo, a mistura entre cloro e elementos ácidos produz o ácido clorídrico, um gás extremamente perigoso e altamente corrosivo. Também não se deve misturar cloro com outros produtos, porque a reação entre os princípios ativos podem produzir gases tóxicos.
Como o cloro é encontrado na forma gasosa à temperatura ambiente, produtos de limpeza com cloro podem produzir gases. Por isso, deve-se evitar cheirar estes produtos e evitar manipulá-los em locais com pouca circulação de ar. Eles devem ser armazenados em locais fechados, sem a incidência de luz solar e sem exposição ao calor.
O hipoclorito de sódio reage com metais, então não se deve utilizar estes produtos para higienizar recipientes metálicos. Do mesmo modo, não se deve utilizar esponjas de aço para aplicação de produtos. O cloro não é indicado para locais com matéria orgânica, pois ele perde sua eficácia com este tipo de resíduo.
Também tem que tomar cuidado com roupas e tecidos coloridos, pois o contato com o cloro pode provocar manchas. E não se deve aplicar cloro em superfícies pintadas, papéis de parede, assim como em madeiras, sejam envernizadas ou naturais.
Soluções com cloro concentrado para limpeza de seu negócio
Entre os produtos de limpeza com cloro na composição, destacamos os desinfetantes Garra Chlor e o Kitch Care Desinfetante Clorado. Ambos trazem todos os benefícios listados acima e possuem laudos de eficácia contra diversos microrganismos.
O Garra Chlor limpa, desinfeta e desencarde em uma única operação, proporcionando economia e praticidade para limpezas de alto desempenho. O desinfetante alcalino clorado é versátil, pode ser utilizado tanto para a limpeza pesada como para a limpeza de manutenção. Garante eficácia mesmo em altas diluições.
Já o Kitch Care Desinfetante Clorado foi desenvolvido especialmente para atender cozinhas profissionais. Ele conta com o Sistema Automático de Diluição (SAD), produzindo 3 diluições precisas para as suas necessidades. Pode ser utilizado o cloro para desinfetar verduras, frutas e legumes na versão mais diluída. Assim como para limpar superfícies e até mesmo pisos e lixeiras na diluição mais concentrada.
Caso o cloro não atenda às suas necessidades, confira um artigo recente sobre os benefícios do peróxido de hidrogênio. E conte com a Oleak para oferecer mais soluções de limpeza para o seu negócio. Até o próximo texto!
Referências:
https://ppgqta.furg.br/images/educacao_cientifica/112-folder_hipoclorito_de_sodio.pdf
https://www.hygibras.com/artigos/cloro-hipoclorito-de-sodio-5-litros/