Aplicando o Jobs To Be Done dentro da Oleak

André Fonseca
27/01/2025
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Como a metodologia pode ser utilizada para aprimorar o desenvolvimento de novas soluções para nossos clientes

Aplicando o Jobs To Be Done dentro da Oleak

No último artigo, eu expliquei um pouco sobre o conceito de Jobs To Be Done (JTBD) e trouxe o clássico caso de aplicação desta metodologia que alavancou o consumo de milkshakes na rede McDonald ‘s. Também apontei como que este raciocínio foi aplicado no reposicionamento da linha Prax, estando presente desde a formulação da linha, impactando até na escolha das embalagens Dosa Fácil e HyperC.

Retomando o artigo, Jobs to Be Done é uma metodologia que busca compreender a fundo as motivações por trás da busca pela solução adquirida, fazendo uma análise completa do comportamento do cliente. Isto é fundamental para direcionar as melhorias em produtos, sempre com o objetivo principal de atingir a satisfação do cliente com o produto ou o serviço que foi adquirido.

Porém, é válido destacar que o Jobs To Be Done é uma metodologia presente em diversas de nossas entregas e dos nossos produtos. É um trabalho extenso, que envolve muita afinidade entre os times comerciais, de marketing e de inovação, de modo a obter os melhores insights e pensar em soluções que realmente agregam mais valor e benefício a qualquer pessoa que utiliza os nossos produtos.

Para visualizar melhor como aplicamos a metodologia JTBD, vamos criar alguns clientes hipotéticos que buscam por soluções específicas de limpeza para cada necessidade. Ao entender melhor como os objetivos de cada um destes consumidores, vamos identificar o trabalho que precisa ser feito, para atingir os melhores resultados e garantir a satisfação de cada um deles.

Por exemplo, o cliente “A” possui uma mancha em um estofado e busca uma solução profissional para remover este tipo de sujidade sem danificar as fibras do tecido. Ou seja, o cliente “A” não está tentando apenas remover uma mancha do estofado. Ele busca restaurar a aparência original do tecido sem comprometer sua durabilidade ou sua estética. Nesse caso, o trabalho a ser feito é oferecer uma solução que combine eficácia na remoção da sujidade, mas ao mesmo tempo, segurança para proteger as fibras do material.

Já o cliente “B” possui uma mancha amarelada em um piso branco que precisa ser removida com facilidade. Ele busca um limpador de superfícies que tenha um poder alvejante, isto é, que seja capaz de retirar as manchas e devolver o aspecto de novo ao local. Deste modo, para o cliente “B”, o trabalho a ser feito é entregar uma solução que combine poder alvejante com facilidade de uso, permitindo que o cliente obtenha resultados rápidos e duradouros para a superfície.

Enquanto isso, o cliente “C” precisa de um produto que tenha elevado poder desinfetante para conseguir eliminar diversos microrganismos com eficiência em um banheiro de seu estabelecimento comercial. Ou seja, para o cliente “C”, o trabalho a ser feito vai além da limpeza visível: é necessário assegurar um ambiente seguro e livre de contaminações, pois a higiene é essencial para garantir a segurança de seus colaboradores e de seus clientes que utilizam este espaço.

Por fim, o cliente “D” mora em uma cidade litorânea e possui problemas com bolores, mofos e incrustações devido à maresia, buscando uma solução que remova estas sujidades de seu negócio com eficiência. O trabalho a ser feito aqui não é apenas remover as sujidades, mas também prevenir sua reincidência, reduzindo o esforço e os custos de manutenção.

No caso de todos os clientes hipotéticos listados, o Garra Oxiativo é uma solução eficiente que atende a todas estas necessidades levantadas. Mas o importante é entender que todos estes clientes não estão buscando necessariamente este produto. Os consumidores estão enfrentando trabalhos específicos que conseguem ser solucionados com a utilização do Garra Oxiativo.

Ou seja, há diversas soluções disponíveis no mercado para atender a estas diferentes necessidades. Aqui na Oleak, oferecemos uma solução única que atende a todas estas demandas de uma forma simples e eficiente.

Pensando estrategicamente como profissional de marketing, conseguimos posicionar o Garra Oxiativo como uma solução versátil que atende a diferentes necessidades dos nossos consumidores. Isto simplifica a vida dos clientes e, ao mesmo tempo, demonstra como a Oleak entende e resolve as reais necessidades de seu público.

Mesmo utilizando o mesmo produto nos quatro cenários, ainda assim é possível entrar mais a fundo nas necessidades do consumidor para oferecer a melhor versão do produto. Por exemplo, o Garra Oxiativo está disponível em quatro embalagens distintas: bombona de 5 litros, SAD 4G Original, SAD 4G Inodoro e Pronto Uso.

Ainda no cenário proposto, o Garra Oxiativo Pronto Uso é a versão ideal para o cliente “D”, que precisa de mais praticidade em limpar os locais que nem sempre possuem fácil acesso. Por outro lado, se o cliente “C” possui um grande estabelecimento comercial, com uma maior demanda por saneantes, a bombona de 5L é a mais recomendada, uma vez que rende até 500 litros de solução pronto uso.

Resumindo tudo o que foi apresentado, é fundamental compreender de maneira holística as necessidades de nossos clientes e o trabalho que precisa ser feito para criar, desenvolver e aprimorar os nossos produtos para atingir a plena satisfação dos nossos consumidores.

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