A importância da limpeza em ambientes de assistência à saúde
É de conhecimento geral a importância de manter ambientes hospitalares limpos e desinfetados. Isto é fundamental para garantir mais segurança a todos que frequentam os hospitais, sejam os profissionais de saúde ou os pacientes. São necessários protocolos rígidos de limpeza e desinfecção de superfícies para prevenir as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) nestes locais.
Apesar disso, as equipes responsáveis pela limpeza possuem questões intrínsecas, como a alta rotatividade de colaboradores, assim como a falta de conhecimento técnico para realizar a limpeza da forma correta. De acordo com um estudo publicado no Brazilian Journal of Health Review, um levantamento feito em um hospital do Amazonas trouxe um dado alarmante: um em cada três colaboradores de limpeza não tinham os conhecimentos necessários para utilizar corretamente os produtos de limpeza do seu dia-a-dia.
33,4% dos colaboradores não têm conhecimentos sobre manejo adequado de saneantes
11,1% dos funcionários não sabem a sequência correta da limpeza terminal
Desafio
Simplificar a rotina promovendo uma limpeza eficiente
Desafio
Simplificar a rotina promovendo uma limpeza eficiente
A escolha das soluções de limpeza e de desinfecção é fundamental para garantir os melhores resultados de prevenção de infecções em ambientes de assistência à saúde. Uma das formas de facilitar este processo é fornecer uma cesta reduzida de produtos para utilização das equipes de limpeza.
O maior benefício da cesta reduzida de produtos é facilitar o dia-a-dia das equipes de limpeza. Além da variação na diluição, cada produto saneante possui um diferente princípio ativo com um tempo de ação específico. Uma cesta de produtos grande pode causar erros operacionais, o que impacta diretamente na eliminação dos microrganismos. Com soluções profissionais mais completas, é possível promover uma desinfecção completa, eliminando os principais microrganismos presentes nestes locais, incluindo os multirresistentes.
Optigerm Oxikill e Optisafe
Para aprimorar a limpeza e a desinfecção de um hospital em São José do Rio Preto (SP), a Fidelidade Clean, distribuidor licenciado e parceiro estratégico da Oleak na região, estabeleceu um protocolo de limpeza com a utilização de apenas dois produtos: o desinfetante hospitalar Optigerm Oxikill e o limpador hospitalar Optisafe.
O Optigerm Oxikill é um poderoso desinfetante hospitalar à base da mistura sinérgica de peróxido de hidrogênio, quaternário de amônio e biguanida polimérica. Sua fórmula limpa, desinfeta e alveja em apenas uma operação, facilitando a remoção de sujidades e reduzindo a necessidade de ação mecânica abrasiva. Além disso, o Optigerm Oxikill possui uma diluição única de 1:100, com laudos que comprovam sua eficácia contra diversos microrganismos, simplificando a rotina das equipes de limpeza.
Conheça o Optigerm Oxikill
Já o Optisafe é o primeiro limpador hospitalar do Brasil. Indicado para locais que precisam de uma limpeza mais pesada, aliando versatilidade, economia e segurança para ambientes dedicados à assistência à saúde. Com efeito flotador, Optisafe forma pequenas bolhas efervescentes que auxiliam na remoção da sujidade, devido à reação do peróxido de hidrogênio com a matéria orgânica. Com baixa espumação, remove gorduras, mofos, incrustações e bolores com praticidade e eficiência e é compatível com plásticos e tecidos.
Conheça o Optisafe
Resultados
A redução da cesta de produtos no hospital trouxe melhorias significativas nas rotinas de limpeza do hospital. A adoção de apenas dois produtos, o Optigerm Oxikill e o Optisafe, em detrimentos dos seis saneantes utilizados anteriormente, trouxe os seguintes resultados:
Redução de 68% do espaço de armazenamento
A nova cesta de produtos trouxe uma redução de 68,21% no espaço necessário para armazenar os materiais de limpeza utilizados no hospital, comparando com o volume das embalagens dos produtos utilizados anteriormente. Esta redução do espaço no depósito de materiais de limpeza agrega diversos benefícios à unidade de assistência à saúde, como a otimização do espaço utilizado, a facilidade no controle de inventário, a diminuição de custos logísticos e a maior sustentabilidade na operação.
Dois ambientes limpos a mais por hora
Com a adoção de uma cesta enxuta de produtos, houve uma redução de 26% do tempo utilizado para realizar o procedimento de limpeza. Segundo estimativas feitas pelas equipes do hospital, o tempo médio gasto na limpeza de um ambiente comum caiu de 9,5 minutos para 7 minutos com a utilização da dupla Optigerm Oxikill e Optisafe. Ou seja, no mesmo intervalo de uma hora, o novo protocolo permite limpar dois ambientes a mais, facilitando a rotina das equipes de limpeza.
Quase 300 embalagens plásticas a menos
Segundo estimativas das equipes do hospital, os saneantes anteriores produziam por mês 26 embalagens plásticas, entre galões, garrafas e frascos descartáveis. Com a cesta enxuta de produtos, agora são gerados apenas 3 embalagens de produtos no mesmo período. Ou seja, no intervalo de um ano, o hospital deixou de descartar 276 embalagens plásticas no meio ambiente. O uso das soluções Oleak torna a operação do hospital mais sustentável, reduzindo o impacto da unidade de saúde no meio ambiente.

Para este cálculo, foi comparada a utilização de uma cesta de seis produtos diferentes em embalagens de 1L na versão pronto uso, pesando 40g em média.


“As intervenções e capacitações com a equipe assistencial têm sido mais efetivas, principalmente pelo fato do uso de álcool nos dispensers se tornar algo mais palpável e mais visível com os dados trazidos pelo dashboard da plataforma.”
Cezar Demétrio
Enfermeiro do Serviço de Controle de
Infecção Hospitalar no Hospital Geral Unimed
Conclusão
A redução de cesta de produtos é uma forma simples e eficiente de trazer vários benefícios para ambientes de assistência à saúde. Além de facilitar a rotina de limpeza das equipes responsáveis, uma cesta enxuta evita erros operacionais e garante a eficácia necessária para eliminar microrganismos, oferecendo mais segurança a todos os colaboradores e pacientes deste hospital em São José do Rio Preto (SP).

O trabalho da Fidelidade Clean foi fundamental para entender as necessidades da unidade de saúde e aprimorar ainda mais a higienização que era realizada no local. A utilização de soluções mais completas, como o desinfetante hospitalar Optigerm Oxikill e o limpador hospitalar Optisafe, facilitam as rotinas de limpeza e conseguem promover a desinfecção e a limpeza pesada de ambientes de assistência à saúde, respectivamente. Assim, é possível oferecer mais segurança a todos na região de São José do Rio Preto (SP).