Como uma grande operadora de saúde reduziu a geração de resíduos em 34 toneladas em um ano

Descubra como o Opticare SS trouxe melhorias de sustentabilidade e economia de recursos de forma eficiente.

O grande volume de resíduos gerados por hospitais

Em ambientes de assistência à saúde, há uma grande preocupação com a quantidade de lixo produzida todos os dias, assim como o destino deste material. O grande motivo do elevado volume de resíduos gerados é a preocupação com a segurança do paciente e do profissional de saúde. Vários materiais utilizados neste ambientes são descartáveis, a fim de evitar as contaminações cruzadas e os riscos que elas podem causar.

Um estudo feito por pesquisadoras da Universidade de São Paulo (USP) analisou os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) gerados por 11 hospitais da cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Segundo os dados levantados, no período de menos de uma semana, estas unidades juntas produziram 44,5 toneladas de resíduos hospitalares, sendo 13,9 destas toneladas de resíduos biológicos.

7,4t

7415 kg de resíduos foram gerados em média por dia, somando os 11 hospitais

5,9kg

5,9 kg de resíduos foram produzidos por leito ocupado todos os dias, em média

31,3%

31,3% de todos os resíduos gerados são biológicos

Levantamento feito com 11 hospitais do município de Ribeirão Preto (SP)
Fonte: Artigo “Geração de Resíduos de Serviços de Saúde em hospitais do município de Ribeirão Preto (SP), Brasil”
Publicado na Revista Engenharia Sanitaria e Ambiental | v.21 n.1

Desafio

Reduzir a geração de resíduos, especialmente os de origem biológica

Desafio

Reduzir a geração de resíduos, especialmente os de origem biológica

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da Resolução RDC nº 306, regulamenta sobre o gerenciamento correto dos RSS. A maior parte do lixo produzido em ambientes de assistência à saúde não pode ser descartada com o lixo comum, precisando de uma atenção especial das unidades de saúde. Um destes grupos de resíduos são os resíduos biológicos, classificados como Grupo A.

Fazem parte deste grupo os materiais com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção. São exemplos de resíduos biológicos:

  • Bolsas de transfusão de sangue;
  • Filtros de ar e gases aspirados de área contaminada;
  • Sobras de amostras de laboratório e seus recipientes contendo fezes, urina e secreções;
  • Recipientes e materiais utilizados no processo de assistência à saúde, como as escovas utilizadas no processo de degermação das mãos.

Então, com base nestas informações, como podemos reduzir a quantidade de resíduos biológicos produzidos pelas unidades de saúde?

Então, com base nestas informações, como podemos reduzir a quantidade de resíduos biológicos produzidos pelas unidades de saúde?

Opticare SS

O Opticare SS é um antisséptico instantâneo à base de álcool etílico a 70%. Desenvolvido pela Oleak, é uma solução inovadora que une eficiência, segurança e sustentabilidade. O Opticare SS substitui o tradicional processo de degermação das mãos, feito com água, escovas de assepsia, compressa campo operatório e degermantes à base de clorexidina. Com o uso de solução alcoólica, a antissepsia instantânea das mãos garante proteção prolongada e redução significativa na geração de resíduos.

Com 3 doses de 1,5 mL, é possível obter mais eficácia e segurança no processo, pois o álcool elimina 99,99% dos microrganismos em apenas 10 segundos, oferecendo mais segurança para os profissionais de saúde e para os pacientes. Uma bag de 800 ml permite realizar até 177 procedimentos de higiene das mãos, reduzindo consideravelmente o consumo de água e a geração de resíduos biológicos. Além disso, Opticare SS garante efeito residual de até 12 horas e conta com ingredientes como Glicerina, D-Pantenol e Vitamina E, que previnem ressecamento e lesões, proporcionando mais conforto aos profissionais de saúde.

Conheça o Opticare SS

Resultados

Desde 2020, a Oleak comercializa o antisséptico instantâneo Opticare SS para todos os hospitais de uma grande operadora de saúde, com mais de 500 mil beneficiários, que atua nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Além de proteger os profissionais de saúde antes de realizar diversos procedimentos, a adoção do Opticare SS provocou uma queda significativa na quantidade de resíduos produzidos em procedimentos de assepsia das mãos. Confira os resultados obtidos depois da utilização do Opticare SS ao longo do ano de 2024:

34t

A substituição do procedimento tradicional de degermação pela antissepsia feita com solução alcoólica evitou a geração de 34.272kg de resíduos biológicos ao longo do ano, reduzindo o impacto da operação hospitalar no meio ambiente. Esse volume considera toda a quantidade de escovas e de compressas descartáveis que seriam utilizadas dentro do período de um ano.

137k

O descarte de resíduos biológicos precisa ser feito com empresas especializadas na remoção deste material contaminado. Por conta disso, a adoção do Opticare SS promoveu uma redução de custos em cerca de R$137.088,00 ao longo de um ano, considerando apenas o valor médio da coleta destes resíduos. Neste valor, não estão consideradas outras economias, como a redução na conta de água e a compra de materiais como escovinhas e compressas.

3522

No período de um ano, 3.522.400L de água* deixaram de ser utilizados ao substituir o procedimento tradicional de antissepsia das mãos pela utilização do Opticare SS. Além de a solução alcoólica garantir mais eficiência na eliminação dos microrganismos, o volume de água economizado é suficiente para encher mais de 3500 caixas d’água ou 1,4 piscina olímpica.

Segundo o estudo “Clean and green: saving water in the operating theatre”, publicado no Reino Unido, são gastos 18,5L de água em média ao realizar um procedimento de antissepsia das mãos.

Cezar Demétrio

Enfermeiro do Serviço de Controle de
Infecção Hospitalar no Hospital Geral Unimed

Conclusão

O Opticare SS é uma solução que contribui diretamente para agregar mais sustentabilidade aos ambientes de assistência à saúde. Além disso, a antissepsia das mãos com solução alcoólica oferece melhores resultados para o preparo de procedimentos dos profissionais de saúde, garantindo mais segurança a todos os pacientes.

Gerando menos resíduos no meio ambiente e economia para os locais de assistência à saúde, o Opticare SS é uma solução transformadora para os desafios enfrentados em ambientes hospitalares. Com laudos de eficácia, ele oferece máxima eficiência no controle de microrganismos, aliando a sustentabilidade e o cuidado com os profissionais. Deste modo, o Opticare SS se torna um recurso indispensável para quem busca mais inovação e segurança.

Entre em contato com a Oleak e

conheça mais soluções
de higiene e limpeza
profissionais!

Entre em contato com a Oleak e conheça mais soluções de higiene e limpeza profissionais!

Entre em contato