A higiene das mãos e o combate às IRAS
Uma forma simples e muito importante para reduzir as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) é incentivar os profissionais de clínicas e hospitais a higienizar as mãos com mais frequência. Inclusive, a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza os cinco momentos em que os profissionais da área da saúde devem fazer a higiene das mãos, de modo a prevenir infecções. São eles:
- Antes de tocar o paciente;
- Antes de realizar procedimentos assépticos;
- Após o risco de exposição a fluidos corporais;
- Após tocar o paciente;
- Após tocar nas superfícies próximas ao paciente.
Apesar disso, nem sempre médicos, enfermeiros e demais colaboradores realizam a assepsia das mãos em todas estas situações, seja com água e sabão ou com antissépticos alcoólicos. Um estudo publicado na Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil verificou a adesão de diversos profissionais da saúde à higiene das mãos nos cinco momentos em uma unidade de terapia intensiva neonatal de uma maternidade em Salvador (BA) e constatou que houve diversas oportunidades em que a higiene das mãos não foi realizada.
A higiene das mãos não foi realizada em 66,3% das oportunidades após o contato com o ambiente próximo ao paciente.
A higiene das mãos não foi realizada em 53,9% das oportunidades após a exposição a fluidos corporais.
A higiene das mãos não foi realizada em 44,2% das oportunidades após o contato com o paciente.
Desafio
Estimular o uso de soluções alcoólicas para aumentar a segurança dos pacientes e dos profissionais
Desafio
Estimular o uso de soluções alcoólicas para aumentar a segurança dos pacientes e dos profissionais
Um dos motivos mais comuns para que a higiene das mãos não seja feita adequadamente é a falta de disponibilidade das soluções. Por isso, é importante que os ambientes de assistência à saúde ofereçam soluções alcoólicas em diversos locais, além de promover campanhas que incentivem o aumento da adesão à higiene das mãos. Aliando estas duas estratégias, é possível promover mais segurança a todos que utilizam o local.
Segundo a Resolução nº42 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os dispensers de soluções alcoólicas para antissepsia das mãos devem ser disponibilizados em locais visíveis e de fácil acesso, assim como à beira do leito de pacientes. Segundo a normativa, isso é importante para evitar que os profissionais de saúde necessitem deixar o local de assistência para realizar a higiene das mãos. Apesar desta resolução, ainda existem diversas unidades de saúde em que as soluções alcoólicas não estão distribuídas da forma adequada.
Opticare IHS
Opticare IHS proporciona uma antissepsia eficiente das mãos em apenas 10 segundos, eliminando 99,99% dos microrganismos. Este antisséptico instantâneo à base de álcool etílico a 70% contém Glicerina, D-Pantenol e Vitamina E, cujas propriedades antioxidantes e hidratantes preservam e recuperam danos causados pelo processo de lixiviação, que ocorre quando a pessoa lava suas mãos sob água corrente com muita frequência. Testado dermatologicamente, auxilia na reposição de minerais, aminoácidos e outros componentes fundamentais para garantir a integridade da pele.
Opticare IHS está disponível nas versões Espuma e Gel, sendo esta última nas embalagens bladder (1450mL), Desk (500mL), Pocket (60mL) e Let’s Go (60mL). A versão Desk é ideal para deixar em superfícies planas, como mesas e apoios, facilitando o acesso de pacientes e dos profissionais de saúde a um método eficiente para a higiene das mãos sem precisar se afastar do local. Uma dose do produto é suficiente para realizar a antissepsia das mãos de forma correta, podendo ser realizada sempre que necessário nos ambientes de assistência à saúde.
Conheça o Opticare IHS

A implementação do Opticare IHS Desk
Visando facilitar o acesso às soluções de higiene das mãos e aumentar a adesão dos profissionais de saúde nos cinco momentos preconizados pela OMS, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) de um hospital em Santo André, no ABC Paulista, implementou o Opticare IHS na versão Desk à beira dos leitos da unidade de saúde durante o mês de abril e, desde então, todas as áreas do hospital estão utilizando o Opticare IHS com mais frequência, aumentando a segurança de profissionais e pacientes.
Resultados
Após a adoção do Opticare IHS à beira dos leitos deste hospital em Santo André, houve um aumento do consumo de álcool. Confira os resultados obtidos:
Consumo de álcool gel aumentou
Comparando os meses de março (antes da implementação do Opticare IHS à beira dos leitos do hospital) e abril de 2025 (após a implementação), houve um crescimento de 34,3% no consumo de álcool gel em todo o hospital. Os números comprovam que quanto maior a disponibilidade de álcool, maior é a quantidade de procedimentos de higiene das mãos feitos pelos colaboradores e pelos pacientes.
600 assepsias de mãos a mais por dia
Em média, 613 processos de higiene das mãos a mais foram realizados todos os dias dentro do hospital com a adoção do Opticare IHS à beira dos leitos, fazendo uma comparação no mesmo período (entre os meses de março e abril de 2025). Houve também um esforço da CCIH de incentivar o uso das soluções alcoólicas, especialmente nas oportunidades mais críticas da unidade de saúde, que eram antes do contato com o paciente e após o contato com o ambiente próximo ao paciente.


“As intervenções e capacitações com a equipe assistencial têm sido mais efetivas, principalmente pelo fato do uso de álcool nos dispensers se tornar algo mais palpável e mais visível com os dados trazidos pelo dashboard da plataforma.”
Cezar Demétrio
Enfermeiro do Serviço de Controle de
Infecção Hospitalar no Hospital Geral Unimed
Conclusão
O Opticare IHS é uma solução eficiente para eliminar os microrganismos presentes nas mãos com muita praticidade, aumentando a segurança de todos que utilizam os ambientes de assistência à saúde. É uma linha de produtos versátil que conta com diversas embalagens que são perfeitas para diferentes necessidades de higiene das mãos: bladders para dispensadores de parede, pumps para mesas e beira de leitos, e versões pocket, para colocar no bolso e ter sempre à mão.

Os dados comprovam que o maior acesso às soluções antissépticas auxilia diretamente no aumento da quantidade de operações de higiene de mãos. Soluções versáteis de antissépticos instantâneos, como o Opticare IHS, são fundamentais para aumentar a segurança em hospitais e combater as IRAS. Mas além de utilizar uma solução eficiente, é preciso disponibilizar produtos para a higiene de mãos em diversos locais, de modo a oferecer mais oportunidades aos profissionais da saúde e aos pacientes.