Visões diferentes dentro da empresa
Conforme as empresas vão expandindo, é normal surgirem novos departamentos com diferentes atribuições, buscando sempre a otimização e melhores resultados. Apesar disso, o que pode representar melhoria em um setor pode impactar diretamente as decisões em outra parte do negócio. Por isso, quanto maior o porte da empresa, maior é a quantidade de decisões que podem promover divergências e conflitos entre áreas internas.
A partir desta reflexão, um estudo publicado pelo Psychology Research and Behavior Management fez uma análise sobre o comportamento de colaboradores na resolução de conflitos entre departamentos de algumas empresas. Foram identificados como principais fontes de conflito:
- Falta de alinhamento e de definição dos objetivos das equipes;
- As competências de cada time;
- O histórico do relacionamento entre os departamentos.
Já entre os fatores que influenciam a gestão dos conflitos dentro das empresas, está:
- O tipo e a origem do conflito em si;
- O relacionamento entre as equipes no dia-a-dia;
- O papel e a relevância de cada grupo dentro de uma organização.
E como solução para estas questões, a pesquisa sugere alguns comportamentos, como definir e reforçar objetivos compartilhados por todas as partes desde o início, clarificar papéis para evitar ambiguidades e fortalecer os relacionamentos e a confiança entre as equipes.

Divergências dentro das limpadoras
Nas empresas do segmento de Facilities Management, a realidade não é muito diferente. É comum encontrar vários pontos de vista divergentes dentro da empresa. Um exemplo clássico é o conflito entre os setores de compras e de operação na hora de definição dos produtos de higiene e limpeza utilizados. Enquanto a equipe de compras busca um menor desembolso na maioria das vezes, as equipes operacionais se preocupam mais com o custo em uso.
O custo em uso nada mais é do que o custo do produto diluído corretamente e usado da forma certa, com processos alinhados. Ou seja, quando pensamos em custo em uso, é levado em consideração a questão de desperdícios. Embalagens que contam com sistemas de diluição acoplados, como o SAD e o Dosa Fácil, podem ter um maior custo por litro, porém a facilidade na hora da diluição reduz desperdícios, o que torna estas soluções com um melhor custo em uso, utilizando toda a solução concentrada com a diluição ideal.
Para contornar conflitos e divergências, é recomendado colocar todas as equipes frente a frente, de modo com que cada um consiga expressar as suas prioridades e os seus pontos de atenção, construindo uma solução conjunta que atenda a todos da melhor forma possível. Quando um se coloca no lugar do outro, é mais fácil enxergar uma saída que atenda a todas as partes.

Oleak Experience
Para ajudar seus clientes, a Oleak promove o Oleak Experience. Neste evento, convidamos um cliente a conhecer a nossa fábrica, localizada na cidade de Cotia, na Grande São Paulo e a entender mais sobre as soluções de higiene e limpeza que as empresas utilizam em seu dia-a-dia. Primeiro, é feita uma apresentação para todos, explicando a parte técnica da limpeza e da química por trás dos produtos, colocando todos na mesma página. Depois, é realizada uma visita guiada pela fábrica da Oleak, conhecendo todas as etapas de produção das nossas soluções.
O evento mais recente foi feito com a Maxi Service, parceira da Oleak em diversos contratos de higiene e limpeza. Contamos com a presença de colaboradores responsáveis tanto pela operação como pela compra dos produtos. Em um ambiente neutro e sem as pressões rotineiras, todos conseguiram expressar seu ponto de vista e compreender as prioridades um do outro durante a escolha de saneantes. Ao colocar todos sob o mesmo prisma e com um mesmo foco, é possível tomar melhores decisões sobre a utilização correta das soluções de higiene e limpeza, além de reduzir atritos.
Resultados
A redução de divergências entre as áreas trouxe diversos resultados positivos, além do maior alinhamento estratégico e do fortalecimento dos relacionamentos dentro da empresa. Confira alguns benefícios:
Tomadas de decisão mais assertivas
Com todos os colaboradores na mesma página, as discussões se tornam mais produtivas e as escolhas dos produtos utilizados são feitas com base em dados técnicos e práticos, não apenas em preço. O Oleak Experience proporcionou mais agilidade e forneceu dados importantes às equipes, dando o embasamento necessário para que sejam tomadas melhores decisões dentro do cliente.
Redução de desperdícios
A compreensão sobre o conceito do custo em uso fez com que todos os colaboradores vissem além do preço dos produtos utilizados, analisando as soluções de forma integrada, comparando também a tecnologia das embalagens e os sistemas de diluição utilizados. Estes fatores impactam diretamente a operação, reduzindo o desperdício dos produtos e aumentando a eficiência do trabalho das equipes em campo.
Mais produtividade
Com a redução das divergências de opinião, facilita o fluxo de aprovação de novas cestas de soluções para os contratos dos clientes. Com a redução de retrabalho que os diferentes pontos de vista podem produzir, as prioridades são tratadas de forma mais estruturada, resultando em uma maior fluidez na operação e, consequentemente, mais produtividade na busca de melhores resultados para a empresa.


“O Oleak Experience foi muito interessante, principalmente pela ensinamentos e pela parte prática. Já tivemos diversos treinamentos, mas nunca algo tão prático e didático como o que foi feito. Nosso time hoje tem mais segurança e mais informação sólida à disposição para replicar aos demais colaboradores.”
Guilherme Salla
Diretor de Novos Negócios da Maxi Service
Conclusão
Conflitos gerados por visões diferentes são comuns em diversos tipos de organização, incluindo empresas de Facilities Management. Os objetivos das áreas de compras e de operação são diferentes e, como cada equipe possui suas próprias prioridades, é possível que a busca por melhorias por um lado impacte o outro departamento. Por isso, colocar todos em um ambiente neutro e refletir sobre os produtos utilizados é uma forma de facilitar a operação, reduzindo as divergências existentes.

A Oleak busca sempre estar junto com seus clientes e entregando muito mais do que as soluções profissionais de higiene e limpeza em si. Eventos como o Oleak Experience ajudam a construir uma relação mais sólida entre clientes e o fornecedor, além de facilitar a tomada de decisões e tornar o trabalho mais produtivo em nossos parceiros estratégicos, facilitando as rotinas das equipes, seja no operacional ou nas áreas corporativas.