Como utilizamos a gamificação para reforçar a aprendizagem

Treinamentos são essenciais para a boa performance dos desinfetantes e para a consequente prevenção de IRAS. Por isso, levamos mais conhecimento às equipes dos hospitais através da gamificação

Os benefícios da gamificação

As metodologias ativas contribuem diretamente no processo de aprendizagem e retenção de informação. Isso é confirmado por teorias como a Pirâmide de Glasser, que mostra que uma pessoa que participa ativamente durante o ensino, seja com apresentações, debates, projetos e desafios, retém uma maior quantidade de informações do que uma pessoa que apenas leu ou ouviu sobre um conteúdo. Dentre as ferramentas que podem ser utilizadas, está a gamificação.

A gamificação é a utilização de elementos, mecânicas e dinâmicas de jogos em contextos fora dos jogos, como na educação. Entre os principais objetivos da gamificação, está aumentar o engajamento, estimular o aprendizado e promover melhores comportamentos. É uma forma lúdica para tornar tarefas comuns mais interessantes, além de incentivar a participação ativa.

Um estudo publicado no Journal of Advances in Medical Education & Professionalism dividiu alunos de uma universidade em dois grupos. O primeiro utilizou metodologias de gamificação em aulas de ciências médicas, enquanto o outro teve aulas comuns utilizando metodologias tradicionais. Como resultado, o grupo com gamificação teve menos dificuldade na aprendizagem do conteúdo e maior engajamento, participação e concentração nas atividades, em comparação ao outro grupo.

Utilizando a gamificação em hospitais

Dentro de ambientes de assistência à saúde, promover treinamentos periodicamente é fundamental para reter as informações e o conhecimento dentro das equipes. Isso é essencial principalmente para desenvolver melhores hábitos de higiene das mãos e para promover uma maior preocupação em relação à limpeza e à desinfecção dentro da unidade de saúde. Assim, é possível garantir uma maior segurança a todos que frequentam e utilizam este ambiente. A Oleak, em parceria com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e com as comissões de Educação Permanente de diferentes hospitais, promoveu eventos que reforçam a importância das boas práticas de desinfecção e higiene de mãos com as equipes de diversas unidades de saúde.

Para ajudar na retenção das informações, foram utilizadas diversas estratégias de gamificação durante as atividades. Dentre elas, campeonatos de perguntas e respostas, com a participação de objetos mais lúdicos como um tabuleiro gigante ou uma roleta premiada. Também foram produzidas atividades de escape room, em que as pistas encontradas no ambiente ajudam a resolver um mistério. Mas, para chegar na resposta correta, é necessário que todos os colaboradores trabalhem em equipe e de forma conjunta. Apesar destes exemplos citados, são muitas as possibilidades de treinamentos com o uso de estratégias de gamificação.

Personalização nos treinamentos

Todos os treinamentos da Oleak com o uso de gamificação são construídos em conjunto com o CCIH e com as comissões de educação permanente das unidades de saúde. Por exemplo, em uma campanha do local sobre higiene das mãos ou sobre melhores práticas para a limpeza terminal ou concorrente. A metodologia é flexível e se adapta às diferentes necessidades do ambiente, assim como aos diversos tamanhos de equipes. Só no ano de 2024, a Oleak promoveu ao todo 242 horas de treinamentos com gamificação, em 14 unidades de saúde distintas em 10 cidades brasileiras.

Resultados

Os treinamentos com gamificação trazem diversos benefícios, não só para o aprendizado, mas também para o funcionamento da unidade de saúde como um todo. Confira os principais benefícios abaixo:

O uso da gamificação é uma forma de aumentar a participação das pessoas durante um treinamento, além de ajudar a absorver mais informações. Em um ambiente diferente do habitual, os colaboradores se sentem mais à vontade, criando um ambiente descontraído que facilita a participação de todos. E isso é fundamental para que a informação seja propagada com mais facilidade, retendo mais o conteúdo e aplicando-o em seu dia-a-dia.

As atividades dos treinamentos costumam reunir grupos com pessoas de diferentes áreas de atuação na empresa. Ao realizar uma tarefa em conjunto, os colaboradores do próprio hospital percebem a importância do papel de todos e compreendem a visão de cada departamento, o que estreita laços. Os exemplos também ajudam os colaboradores a enxergarem outros pontos de vista para a melhoria de suas atividades do dia-a-dia.

Após a realização dos treinamentos, os colaboradores compreendem a necessidade da atenção aos protocolos corretos, promovendo-os de forma mais espontânea em sua rotina. Como resultado, isso provoca um aumento no compliance dentro da unidade de saúde, ou seja, há uma maior conformidade nas boas práticas de higiene e limpeza que são aplicadas em toda a unidade de saúde com o rigor necessário.

Marielly Herrera González

Enfermeira e consultora de Prevenção de Infecções na Oleak

Conclusão

A gamificação é uma estratégia muito interessante que pode ser aproveitada por unidades de saúde de diferentes portes e com necessidades distintas. É uma forma diferente de promover a capacitação das equipes, dando mais destaque a pontos da rotina que podem ser facilmente esquecidos, como uma maior atenção à higiene das mãos. Isto contribui diretamente para o combate às IRAS, que são as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde.

A Oleak participa diretamente nos treinamentos, agregando todo o conhecimento técnico de uma empresa especialista no mercado de saneantes. Isto faz parte da identidade da Oleak. Além de Especialista, somos uma marca Cuidadosa, Responsável e Inovadora, proporcionando soluções que vão além dos saneantes e contribuem diretamente para a construção de um futuro com mais bem-estar, saúde e vida para todos.

Entre em contato