Como a Oleak reduziu custos ao padronizar processos de uma empresa de FM

Ao adotar uma cesta enxuta de produtos, a Oleak ajudou a simplificar a operação de uma grande empresa do setor de Facilities Management

As dificuldades da operação em FM

Empresas de Facilities Management (FM) com uma grande carteira de clientes podem ter dificuldades para lidar com as especificidades e as demandas individuais de cada um deles. Isto também vale para os processos de homologação e de testes de produtos, que devem proporcionar uma limpeza correta e atender às diferentes necessidades destes clientes. Afinal de contas, as soluções e as estratégias utilizadas em um centro comercial podem não se aplicar a um hospital, por exemplo.

Neste cenário, uma grande empresa do segmento de FM – que atende mais de 2000 empresas no Brasil – estava enfrentando um grande desafio com alguns clientes atendidos e queria adotar novos produtos de melhor qualidade e que pudessem se encaixar em diferentes necessidades. Ao iniciar o contato, a equipe de atendimento da Oleak percebeu que poderia agregar mais à proposta de valor ao montar uma cesta de soluções mais enxuta e versátil para se encaixar em diferentes tipos de clientes desta empresa.

Objetivo principal:

Eliminar todos os microrganismos presentes para proporcionar mais segurança a pacientes e colaboradores

Como fazer isso?

Utilizando soluções desinfetantes e limpadoras com laudos científicos que comprovem a sua eficácia

Objetivo principal:

Remover sujidades do dia-a-dia para oferecer ambientes impecáveis e melhorar a experiência dos clientes

Como fazer isso?

Combinando a utilização de diversas soluções para facilitar o trabalho das equipes e potencializar o resultado final

A solução certa para cada cliente

Não é uma tarefa fácil encontrar produtos de limpeza que sejam versáteis para atender diferentes demandas. Enquanto alguns consumidores buscam um melhor custo-benefício e um maior rendimento, outros são mais exigentes e buscam por resultados impecáveis ao final do processo de limpeza. Por isso, uma empresa de Facilities Management deve ter à sua disposição uma gama de soluções flexíveis para atender a diferentes necessidades.

Desinfetantes com diferentes princípios ativos, limpadores gerais para superfícies diversas, detergentes, desengraxantes, soluções para o tratamento de pisos, neutralizadores e perfumadores de ambiente, limpadores ácidos para limpezas pontuais, entre outros produtos: todos devem estar previstos nas rotinas de limpeza destes ambientes.

Mas não basta ter uma ampla gama de soluções, pois é importante também entender a necessidade de cada cliente. Por exemplo, um hospital necessita de produtos específicos para a desinfecção de superfícies devido às exigências regulatórias, enquanto um escritório precisa remover geralmente sujidades mais leves do dia-a-dia. Não existe uma solução única para todos os clientes. É necessário conversar com cada um e adaptar a cesta de modo a oferecer as melhores opções disponíveis.

Oferecendo cestas versáteis

A equipe técnica desta empresa de FM de porte nacional homologou duas cestas diferentes de produtos para adotar conforme a necessidade de seus clientes. A primeira é focada em clientes que atuam com assistência à saúde, que demandam soluções especialmente desenvolvidas para este propósito. A segunda é mais aberta, focada em clientes empresariais diversos, como escritórios, shoppings, indústrias, faculdades, condomínios e sedes administrativas. Apesar de enxutas, ambas as cestas são versáteis, com produtos que se adaptam conforme as demandas de cada cliente.

Os produtos listados acima fazem parte da cesta aprovada para os clientes desta empresa de FM e atendem às necessidades de seus clientes. Converse com um especialista da Oleak para entender as suas demandas e ver quais soluções são mais adequadas para sua operação!

Resultados

Após a implementação das cestas com produtos versáteis, a empresa de FM detectou três benefícios principais dentro da sua operação:

Ao negociar grandes volumes de produtos de limpeza e higiene de mãos diretamente com fornecedores de soluções profissionais, é possível reduzir os custos e melhorar a margem de operação do negócio. Isso é fundamental no segmento de Facilities Management, em que, devido aos elevados gastos com pessoal, buscam soluções mais eficientes que ofereçam o melhor custo-benefício possível aos seus clientes.

Com uma cesta de soluções versátil e aprovada, é mais fácil replicar as rotinas de limpeza em todos os clientes e padronizar os processos realizados. Como resultado, o treinamento das equipes é feito de forma mais rápida e ágil, reduzindo o tempo necessário para este processo. Além disso, menos produtos na cesta também ajudam a evitar erros, por simplificar a operação das equipes.

Com a cesta de produtos já aprovada, as equipes comerciais desta empresa de Facilities Management oferecem soluções homologadas que podem ser replicadas em clientes de diferentes portes e com necessidades distintas. Isto facilita todo o processo de prospecção de novos clientes, pois a limpadora pode oferecer uma cesta de soluções soluções padronizada, obtendo melhores resultados em negociações.

Regiane Gonzalez

Gerente de Prevenção de Infecções da Oleak

Conclusão

Em grandes empresas de Facilities Management, os altos custos com a parte de pessoal deixam as margens mais apertadas para a empresa. Além disso, contar com vários clientes distintos pode tornar a operação mais complexa, dificultando a logística de treinamentos. Por isso, as soluções de limpeza têm papel estratégico para o sucesso destas empresas no longo prazo.

Ao montar uma cesta de produtos, é importante escolher soluções pensando em versatilidade e praticidade para a rotina das equipes de limpeza. A combinação de personalização e padronização das cestas de produtos é fundamental para o sucesso no setor de Facilities Management. E, mais do que fornecer produtos de limpeza, a Oleak se posiciona como parceira estratégica, oferecendo suporte técnico, conhecimento especializado e um portfólio de produtos versátil para atender as necessidades de cada cliente.

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