A logística da entrega dos saneantes
Um dos pontos de atenção na operação das empresas do segmento de Facilities Management é o estoque de soluções de higiene e limpeza. Com diversos tipos de clientes e diferentes soluções utilizadas, é preciso controlar a quantidade de produtos disponíveis para que as equipes consigam realizar as rotinas de limpeza. Um erro de estoque impede a realização da limpeza e da desinfecção dos ambientes, o que impacta diretamente a segurança de todos que utilizam este espaço.
Segundo um estudo feito na Universidade de Brasília, a ausência de um controle eficaz do estoque prejudica diretamente o capital de giro das empresas e gera atrasos nas atividades, além de aumentar o risco de ruptura do estoque. Para evitar o desabastecimento, existem algumas alternativas para contornar este cenário, como a entrega ponto a ponto.
A entrega ponto a ponto é um serviço de transporte que é realizado de forma direta, ou seja, do ponto de origem até o ponto de destino sem a utilização de intermediários. Neste caso, os produtos de limpeza saem diretamente da fábrica para o local da utilização, sem passar em depósitos ou por revendedores. Um dos benefícios que isso gera é a agilidade no transporte, com entregas mais rápidas e personalizadas, além da simplificação da estrutura logística.

A entrega ponto a ponto na Oleak
Uma grande empresa do segmento de Facilities Management entrou em contato com a Oleak para ampliar o catálogo de produtos ofertado aos seus clientes. Como eles não têm um estoque central de produtos, seria necessário adotar a entrega ponto a ponto para cada um de seus clientes, de modo a manter o padrão estabelecido, atender os atuais contratos vigentes e estar preparado para os contratos futuros. Para isso, a Oleak precisou se adaptar e buscar formas de atender os clientes desta limpadora. Desde 2025, a Oleak oferece entregas ponto a ponto para clientes selecionados.
Inicialmente atendendo apenas a região da Grande São Paulo, atualmente a Oleak já realiza a entrega ponto a ponto em quatro estados brasileiros: SP, RJ, PR e GO, com planos de expansão a novos mercados. O feedback recebido dos clientes da Oleak que recebem seus produtos na dinâmica ponto a ponto é muito positivo, apresentando 97,4% de índice de sucesso dentre as dezenas de entregas já feitas com esta forma logística.

Mais do que a entrega ponto a ponto
Após o primeiro pedido de um novo cliente, é feito o planejamento para a realização desta entrega. Em uma primeira visita no cliente, é feita a instalação de dosadores (quando necessário) e a aferição de diluidores utilizados no local. Depois, junto com a entrega do pedido, um consultor técnico da Oleak realiza uma série de treinamentos com as equipes que atendem o local, de modo a assegurar que as soluções estejam sendo utilizadas na diluição e nas superfícies adequadas, promovendo a limpeza corretamente.
Resultados
Desde a adoção da entrega ponto a ponto, a Oleak obteve 97,4% de índice de sucesso nas entregas realizadas desta forma, proporcionando vários benefícios a diversos clientes que são atendidos de forma direta pela empresa. Confira os principais:
Atendimento a nível nacional
Grandes clientes costumam ter uma ampla variedade de contratos, realizando a limpeza em diferentes locais espalhados pelo Brasil. Além de contar com uma logística eficiente que consiga levar as soluções de higiene e limpeza a todos, a Oleak participa também dos processos de instalação e de treinamento das equipes em todo o Brasil, dando o suporte necessário presencialmente ou através de seus distribuidores.
Redução de rupturas
Com várias demandas das equipes de limpeza, nem sempre os gestores conseguem acompanhar o estoque de produtos constantemente, o que pode gerar o desabastecimento de algumas soluções utilizadas. Com uma logística ágil e com a entrega dos produtos garantida, as rupturas de estoque são minimizadas, o que permite que as equipes tenham mais tranquilidade para a realização das rotinas de higiene e limpeza.
Estoques mais enxutos
Com a garantia que os produtos de higiene e limpeza serão entregues no prazo previsto, é possível ter um estoque mais enxuto de saneantes, comprando-os de acordo com a demanda de utilização. Em mercados como o de Facilities Management, em que as margens de lucro são reduzidas, isto é importante em termos de capital de giro, que não precisa ficar parado como estoque.


“Neste momento, estamos buscando melhorias de processos para ganhar agilidade e melhorar o tempo de entrega. Estamos neste processo de adaptação e é natural ir aprendendo em cada parte do processo. Temos condições de atender o Brasil inteiro, seja através de entrega e atendimento direto, seja através da parceria com os nossos distribuidores.”
Regiane Gonzalez
Gerente de Prevenção de Infecções da Oleak
Conclusão
A Oleak oferece soluções de higiene e limpeza em todas as regiões do Brasil e em alguns países da América do Sul, promovendo mais saúde, bem-estar e vida. Com os desafios logísticos de levar produtos saneantes a todo um continente, é preciso sempre buscar melhorias nos processos, de modo a proporcionar ambientes mais seguros a milhões de pessoas todos os dias.

A Oleak está expandindo os seus horizontes ao agregar mais praticidade no processo de distribuição de produtos e incluir a entrega ponto a ponto entre as opções disponíveis para seus clientes. Isto é uma forma de facilitar o trabalho dos gestores das equipes de limpeza, reduzindo rupturas de estoque e aumentando a previsibilidade das entregas, algo fundamental em um mercado tão competitivo quanto o de Facilities Management.