Como melhoramos os treinamentos de limpeza e oferecemos mais segurança aos hospitais

Como melhoramos os treinamentos de limpeza e oferecemos mais segurança aos hospitais

Promovendo treinamentos de desinfecção

A limpeza e a desinfecção de superfícies em hospitais é uma das principais formas de combater as Infecções Relacionadas à Saúde (IRAS). Para garantir que as equipes de limpeza e os profissionais da saúde estejam realizando a desinfecção destes locais da forma correta, é possível aplicar simuladores de contaminação nestes ambientes. Esta ferramenta auxilia os treinamentos ao certificar que superfícies críticas, como locais com alto índice de contato, estejam sendo desinfetadas corretamente.

Os simuladores de contaminação são produtos invisíveis a olho nu, que devem ser aplicados em locais estratégicos antes da realização do processo de limpeza e de desinfecção de um determinado ambiente. Após a finalização da limpeza do leito, é utilizada uma lanterna UV que verifica se todos os pontos marcados inicialmente estão limpos ou se ainda há resíduos do produto no local. Desta forma, é possível ver pontos de atenção, corrigir o trabalho das equipes responsáveis pela desinfecção e promover treinamentos com maior foco nestas superfícies. Podem ser utilizados não apenas em clínicas e em hospitais, mas também em laboratórios, indústrias farmacêutica e alimentícia, entre outros locais.

Um estudo publicado no Infection Control & Hospital Epidemiology da Universidade de Cambridge fez uma análise comparando a eficácia de diferentes métodos de limpeza e de desinfecção feitos em superfícies de alto toque em hospitais. Em estudos com meios de cultura, as superfícies em que o simulador de contaminação foi completamente removido apresentaram valores significativamente menores de microrganismos em comparação às superfícies em que o simulador foi parcialmente ou não limpo. Ou seja, o estudo comprova que o simulador de contaminação é uma ferramenta eficiente e confiável para avaliar a desinfecção de superfícies em tempo real.

O uso de simuladores de contaminação

Apesar de ser uma ferramenta muito utilizada pelos Serviços de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) para validar a técnica de desinfecção em unidades de saúde, o simulador de contaminação nem sempre é utilizado corretamente. Por exemplo, em alguns hospitais, os testes são feitos em superfícies inadequadas, como em materiais muito permeáveis, que podem absorver o produto, dificultando a sua remoção.

Neste contexto, a empresa responsável pela limpeza de um hospital referência, com diversas unidades na cidade de São Paulo, entrou em contato com a Oleak para desenvolver um material exclusivo para as equipes, explicando de forma mais visual a utilização do Optiglow SF, o simulador de contaminação para superfícies da Oleak. Eles estavam com dificuldades em atingir as metas previstas em contrato, principalmente devido à aplicação incorreta feita em superfícies não recomendadas, como lugares com muitas reentrâncias e rugosidades, em que o simulador não consegue ser removido em sua totalidade durante o processo de limpeza.

Após várias reuniões de alinhamento com as equipes do hospital e da equipe de limpeza, começou a ser produzido um Manual de Utilização do Optiglow SF. Este material conta com 26 páginas ao todo e explica o modo de uso correto do produto de maneira ilustrada, destacando os pontos de atenção, as superfícies de aplicação indicadas e o resultado depois de realizar a limpeza, tanto feita corretamente ou incorretamente.

O Manual de Utilização

A Oleak produziu um Manual de Utilização do Optiglow SF inteiramente personalizado e exclusivo, de acordo com as demandas do cliente. Para a produção do material, a equipe da Oleak esteve em algumas unidades do hospital aplicando o produto e fazendo fotos in loco da aplicação do Optiglow SF em diversas superfícies, para deixar claro o que é esperado e o que não é aceitável. Depois do processo de aprovação, o manual está sendo utilizado há quase um ano no hospital, como um instrumento de base para treinamento das equipes, proporcionando mais segurança a todos que utilizam o local.

Resultados

A parceria entre a Oleak, o hospital e a empresa responsável pela limpeza foi fundamental para a confecção de um material que ajuda a proporcionar ambientes mais limpos e desinfetados a milhares de pessoas todos os dias. Confira todos os benefícios:

O manual é um material importante para combater as IRAS dentro da unidade de saúde, promovendo a utilização correta dos desinfetantes e combatendo a contaminação. Com a criação de protocolos padronizados, é possível assegurar que todas as soluções de limpeza e desinfecção estão sendo utilizadas corretamente, oferecendo mais segurança aos pacientes e às equipes que atuam no local.

Em um hospital com mais de 400 leitos, é importante criar padrões que garantam a segurança de todos que utilizam e frequentam o local. Um manual de utilização contribui diretamente na formalização, como um elemento norteador dos treinamentos das equipes responsáveis pela desinfecção, garantindo a qualidade necessária para os processos de desinfecção do hospital.

Como os microrganismos são invisíveis a olho nu, é difícil avaliar se uma desinfecção está sendo feita da forma correta. O Optiglow SF é uma ferramenta que deve ser utilizada para corrigir falhas cometidas durante o processo de limpeza e de desinfecção dos ambientes de assistência à saúde. Ao permitir que o colaborador visualize o erro e corrija a técnica realizada, é possível instruir melhor equipes e atingir as melhores práticas de higiene e limpeza.

Marielly Herrera González

Enfermeira e consultora de Prevenção de Infecções na Oleak

Conclusão

Os simuladores de contaminação, como o Optiglow SF, são uma ferramenta importante para garantir que a limpeza e a desinfecção de um determinado local esteja sendo feita da forma correta, promovendo o treinamento adequado das equipes responsáveis e proporcionando mais segurança ao ambiente, auxiliando os profissionais a combater a proliferação de microrganismos nos estabelecimentos de assistência à saúde.

Mas além de oferecer as soluções de limpeza, a Oleak busca sempre compreender as necessidades do cliente, de modo a se tornar um parceiro estratégico, até mesmo desenvolvendo soluções exclusivas para atender a diversas expectativas. O Manual de Utilização do Optiglow SF se tornou um guia que ajuda a todos na unidade de saúde a promover treinamentos com mais eficiência e manter a qualidade da limpeza e da desinfecção no local.

Entre em contato