Como ajudamos a superar a resistência à mudança em um hospital referência

Atuando junto a uma empresa de Facilities Management, facilitamos o processo interno para a adoção de uma nova cesta de produtos

A resistência às mudanças

Em uma sociedade que busca o tempo todo por melhorias e por inovação, a mudança deveria ser vista como algo normal e cotidiano. Mas sabemos que não é bem assim na prática. Segundo um estudo publicado na Harvard Business Review, 70% das iniciativas de implementação de mudanças dentro de empresas não dão certo. E a ciência explica o motivo para a resistência às mudanças. Segundo uma publicação da Frontiers of Psychology, há quatro principais motivos para a resistência das pessoas às mudanças:

  • Atitudes e comportamentos negativos durante períodos de mudança;
  • Estresse ou incerteza relacionados ao processo de mudança;
  • Desconforto ao sair da zona de conforto;
  • Medo do desconhecido.

Apesar disso, as próprias empresas têm papel fundamental na hora de corrigir este problema. O mesmo artigo aponta a importância da relação entre líderes e equipes, com clareza ao falar sobre as mudanças e os benefícios que ela oferece ao dia-a-dia das equipes. Segundo o levantamento, quando os colaboradores recebem o devido apoio da empresa nestas etapas, as equipes conseguem reduzir a resistência e se tornam agentes facilitadores no processo de mudança.

Implantando novas soluções com menos resistência

São diversos os motivos que levam uma empresa a adotar uma nova cesta de produtos: a busca por um melhor custo-benefício, a redução da quantidade de produtos da cesta utilizada, a maior facilidade para a operação das equipes, entre outros. Apesar disso, é normal existir uma certa resistência nas equipes. Por isso, é importante que os líderes estejam juntos dos colaboradores, informando os benefícios da nova cesta de produtos e promovendo treinamentos sobre o uso correto das novas soluções.

Uma empresa de FM responsável pela limpeza de um hospital referência com sete unidades na capital paulista procurou a Oleak para implantar uma nova cesta de produtos no local. Neste caso em específico, a troca de produtos foi motivada pela busca por um melhor custo-benefício dos saneantes em comparação às soluções utilizadas anteriormente. Além disso, os novos produtos garantem a mesma eficácia e segurança que a unidade de saúde necessita para a sua operação.

Mesmo com uma nova cesta mais versátil de soluções, as equipes de limpeza e de enfermagem da unidade de saúde apresentaram muita resistência neste processo. Para solucionar este problema, a Oleak disponibilizou uma enfermeira com experiência em Prevenção de Infecções e em higiene hospitalar para ficar disponível no local durante o processo de implantação dos novos produtos.

Treinamentos personalizados

Ao longo de 32 dias corridos, foram realizados treinamentos individuais in loco com os mais de 300 colaboradores responsáveis pela limpeza e desinfecção nas unidades. O treinamento foi realizado em todos os plantões do hospital, incluindo as escalas noturnas e intermediárias.

Primeiramente, era observado como o colaborador realizava a limpeza do ambiente passo-a-passo, considerando tanto a limpeza terminal como a limpeza concorrente. E, assim que concluída, a responsável da Oleak anotava os pontos de correção e passava para a equipe responsável. Depois, era feito um reforço individual com cada colaborador sobre qual o produto correto para cada trabalho e qual a sua forma de aplicação.

Resultados

Ao final deste processo de treinamento, todas as equipes da unidade de saúde estavam utilizando corretamente os produtos da Oleak para combater as IRAS. Confira os benefícios que a capacitação individual proporcionou ao hospital:

Os treinamentos foram fundamentais para garantir que cada produto estivesse sendo utilizado da forma correta. Além da conscientização, as práticas realizadas com as equipes serviram também para desmistificar o uso de alguns produtos. Por exemplo, os testes in loco com o Optisafe trouxeram resultados imediatos e visíveis na remoção de sujeiras incrustadas mais antigas.

Algumas das irregularidades mais graves observadas inicialmente – como a mistura de produtos diferentes, a utilização de saneantes em superfícies inadequadas ou a falta do tempo de contato necessário – não voltaram mais a se repetir. A ação individual foi fundamental para cada colaborador compreender como cada produto age e promove a limpeza.

Apesar de essencial para o funcionamento das unidades de saúde, os colaboradores das equipes de limpeza nem sempre recebem os devidos créditos sobre sua importante função. Além da parte técnica, as capacitações individuais foram muito importantes para valorizar o trabalho de cada profissional, que passa a ter maior consciência sobre o seu papel no combate às IRAS e na segurança do local.

Catiussia Gomes

Enfermeira e analista técnica de Prevenção de Infecções na Oleak

Conclusão

A resistência à adoção de uma nova cesta de produtos de limpeza pode ser um entrave em qualquer cliente final. Por isso, é importante que o processo de implantação ocorra de uma forma transparente, com alinhamentos constantes entre a liderança e as equipes, abordando os benefícios da mudança para que o processo ocorra com a menor quantidade de intercorrências possíveis.

Neste processo, a Oleak pode ajudar diretamente na implantação de uma nova cesta de produtos de limpeza. Com uma equipe de atendimento especialista, a Oleak ajuda a promover treinamentos, assegurando que todas as soluções sejam utilizadas corretamente em qualquer ambiente. Desta forma, garantimos a nossa missão de proporcionar mais saúde, bem-estar e vida a milhões de brasileiros todos os dias.

Entre em contato