Empresa genuinamente brasileira, desde 1955 a OLEAK trabalha com a mesma seriedade, dedicação e entusiasmo na fabricação de químicos para higiene e limpeza profissionais. Reconhecida pela qualidade dos mais de 130 itens que fabrica, a Oleak procura melhorar a saúde nos ambientes institucionais, proporcionando conforto e bem estar a todos que frequentam ou trabalham nesses locais.

A Empresa

Empresa genuinamente brasileira, a Oleak foi constituída no ano de 1955, sob a denominação social de Oleak Produtos Químicos Ltda. Tendo por objeto a pesquisa e o desenvolvimento dos derivados do óleo de mamona. De acordo com os planos elaborados, iniciou, desde logo, a produção de óleo de mamona desidratado e óleo de mamona sulfonado, ao mesmo tempo em que pesquisava a fabricação de ácido ricinoleico e alguns ésteres desse ácido.

Até meados de 1958, operou como usina-piloto, em escala semi-industrial. Das 4 linhas projetadas, as duas primeiras se desenvolveram com relativo sucesso, enquanto a fabricação de ácido ricinoleico e seus ésteres, embora apresentando resultados experimentais satisfatórios, teve de ser abandonada, devido ao baixo consumo existente no país e à impossibilidade de exportação desses produtos, que não apresentavam, àquela época, condição para competir no mercado internacional. Entretanto, alguns lubrificantes têxteis foram desenvolvidos, com base no óleo de mamona, sendo aprovados e aceitos pela clientela, mercê de sua qualidade e preço vantajoso. Além disso, certas experiências foram realizadas, como tentativa de se obter óleos de corte emulsivos e integrais, derivados da mamona.

O resultado desse trabalho possibilitou o desenvolvimento de alguns aditivos, dirigidos para uma linha de produtos, à base de óleos minerais, surgindo, daí, a Divisão Lubrificantes, que foi, durante largo tempo, o único e exclusivo ramo de atividade da empresa.

O ano de 1960 encontrou a Oleak vendendo óleos sulfatados, óleos emulsivos, óleos de corte integrais, vernizes protetivos e óleos têxteis para processamento de lã e raiom. A linha de produção foi ampliada, em 1962, mediante a inclusão de novos lubrificantes. Nesse mesmo ano, atendendo aos desejos da maioria dos sócios quotistas, a empresa transformou-se em sociedade anônima, modificando a sua razão social para Oleak Indústria e Comércio S.A

Durante um longo período, mais precisamente entre os anos de 1963 e 1985, a empresa manteve-se firme no ramo de lubrificantes industriais, ampliando a linha de produtos e adotando uma política de vendas adequada ao seu porte e às suas reais possibilidades. Pode-se afirmar que a Oleak havia encontrado a sua verdadeira posição e um dimensionamento mais consentâneo, dentro desse importante segmento de mercado, o que lhe valeu uma clientela de primeiríssima ordem, permitindo expansões moderadas de faturamento, uma rentabilidade compatível e invejável segurança financeira. No mês de novembro de 1985, atendendo aos interesses sociais, foi decidida uma nova modificação na estrutura jurídica da empresa, que passou a girar sob o nome de Oleak Indústria e Comércio Ltda.

Com o advento do Plano Cruzado, nos primeiros meses de 1986, quando os ativos e as aplicações financeiras perdiam, a um só tempo, rendimento e substância, foi necessário rever a política adotada, com vistas em reorientar os recursos disponíveis no sentido da produção de bens de consumo. Surgiu, então, a Divisão Allfactory, estruturada, de acordo com o planejado, para atender ao mercado consumidor, diferentemente da Divisão Lubrificantes que, desde o início, atende a clientes de indústria. A Divisão Allfa, conforme se tornou mais conhecida, durante cerca de 2 anos, fabricou e comercializou produtos de limpeza doméstica. Dentro das contingências que esse segmento apresenta, teve de realizar inversões, a fundo perdido, de ordem expressiva. Os resultados não corresponderam à expectativa, revelando remuneração insuficiente e dificuldade de retorno do capital aplicado.

Em 1990, como decorrência de estudos realizados, toda a tecnologia desenvolvida e o know-how adquirido foram redirecionados para o lançamento de uma linha de produtos para higiene e limpeza profissionais, destinada ao mercado institucional. Visando atender aos requisitos e exigências de uma clientela nova, ávida por aperfeiçoamentos técnicos que representassem melhores rendimentos e maiores facilidades de aplicação, toda a linha de produtos teve que ser reestruturada.

A concentração de esforços e de investimentos foi, então, orientada nessa direção. Depois de muito trabalho, envolvendo pesquisa e desenvolvimento de produtos, os canais de venda foram ampliados, mediante a adoção de um sistema misto, que compatibiliza os esforços de uma equipe de vendas própria com o trabalho de distribuidores e representantes regionais. No decurso de dois anos de atuação no mercado profissional de higiene e limpeza, a Oleak percebeu, com muita nitidez, a necessidade de sub-segmentação desse mercado, tendo notado, do lado dos usuários, uma carência muito grande de informações e absoluta falta de conhecimento da tecnologia existente. Como decorrência, decidiu, a partir de 1992, especializar-se nos congruentes nichos de produtos para tratamento de pisos e de limpeza geral, buscando atingir a excelência nesses 2 sub-segmentos de mercado.

Na verdade, a Oleak sempre empreendeu um grande esforço em busca de know-how sofisticado, que lhe permitisse o lançamento de produtos com tecnologia de ponta, objetivando reduzir o degrau tecnológico existente entre o Brasil e países ditos de primeiro mundo. Por outro lado, adaptando algumas tecnologias existentes às necessidades brasileiras e priorizando um bom atendimento aos clientes, mediante a implantação de rotinas de treinamento técnico mais aprimorado a Oleak obteve grande êxito e invejável destaque ao lançar, em 1993, o Sistema Polish, primeiro sistema genuinamente brasileiro para tratamento de pisos em Programas High Speed. Nos idos de 1995, a empresa inovou mais uma vez, ao introduzir no mercado nacional, a linha Genius, com produtos originais para tratamento de pisos em Programas UHS (Ultra High Speed). Já em 1997, ela demonstra, novamente, grande criatividade e indiscutível capacidade para desenvolver tecnologia própria, ao lançar produtos inéditos no mundo, com a linha Fácil, um sistema de mistura automática que proporciona rapidez e economia na diluição de produtos concentrados, em quantidades certas, num simples abrir e fechar de uma torneira.
Aliando a utilização de parte de sua capacidade produtiva à conveniência de atender a uma nova demanda de mercado, criou-se, o departamento de Private Label, que se ocupa em desenvolver e produzir produtos para marcas de terceiros. Arquitetando boas parcerias e oferecendo sugestões inovadoras, esse departamento já contribui com parcela expressiva no faturamento de muitas empresas. É por tudo isso que a Oleak detém, hoje, posição de destaque como fabricante de sabonetes líquidos e produtos para tratamento da pele, no sistema bag-in-box. Na totalidade, são mais de 130 itens produzidos por essa Divisão, cuja incumbência é melhorar as condições de saúde, em ambientes institucionais, proporcionando conforto e bem estar a todos quantos freqüentam ou trabalham nesses locais. Essa é a Oleak do Novo Milênio, adentrando o Século 21 com a mesma seriedade, a dedicação e o entusiasmo sempre revelados.